Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

Resgatados passageiros do navio russo Akademik Shokalskiy

Os 52 passageiros do navio russo Akademik Shokalskiy foram resgatados com segurança nesta quinta-feira (02/01), após dez dias presos no gelo na Antártica. A embarcação ficou imobilizada desde 24 de dezembro com 74 pessoas a bordo a algumas milhas a leste da base francesa de Dumont d’Urville.

Todas as tentativas para liberar a embarcação haviam fracassado até o momento devido a fortes ventos e chuva, o que motivou o envio de um helicóptero para o resgate da tripulação. Os passageiros foram transportados para o navio Aurora Australis, segundo a equipe de resgate australiana.

“[O navio] Aurora Australis já informou que os 52 passageiros do Akademik Shokalskiy estão a bordo”, afirmou a Autoridade Marítima Australiana. Os passageiros foram transportados em grupos de 12 por um helicóptero do quebra-gelos chinês.
O líder da expedição já mandou uma mensagem por meio da rede social Twitter agradecendo aos envolvidos na operação de resgate: “Conseguimos chegar à Aurora Australis sãos e salvos. Um grande obrigado aos chineses e à Divisão Australiana da Antártida pelo grande esforço”, escreveu Chris Turney, segundo a agência de notícias Lusa.

A bordo do barco russo viajavam cientistas e turistas que reproduziam a expedição histórica à Antártica realizada há um século (1911-1914) pelo explorador australiano Douglas Mawson.

O Globo

Receba nossas newsletters