Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Curiosidades

Segurança, tempo e dinheiro impedem que mulheres viajem mais; veja pesquisa

shutterstock_326660333

Insegurança, falta de dinheiro e de tempo livre impedem que as brasileiras viajem mais – crédito shutterstock

Inspirado pelo Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Voopter, aplicativo brasileiro de comparação de passagens aéreas e promoções, realizou este levantamento, através de seu site, para entender por que mulheres ainda viajam menos que os homens no Brasil.

A pesquisa revelou que a maioria das mulheres já viajou sozinha ou gostaria de embarcar em uma viagem solo, porém, falta de dinheiro (86%), de tempo (50,8%) e insegurança (37,3%) são estes os principais entraves que impedem as brasileiras de viajar mais.

O resultado reflete as diferenças salariais, já que elas ainda recebem 16% menos que os homens no Brasil, de acordo com o Ministério do Trabalho. Já a falta de tempo livre se deve a dupla jornada de trabalho. As brasileiras gastam em média 7,5 horas a mais que os homens por semana com atividades domésticas, aponta um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

As mulheres também viajam menos por conta da insegurança e do medo (31,8%), principalmente da violência de gênero (45,7%). E esse é o grande desafio que ainda impede uma parte delas (37,3%) de embarcar em uma viagem solo, apesar de desejar viver essa experiência, que muitas brasileiras (54,2%) já experimentaram.

O levantamento feito pelo Voopter faz parte da campanha Viaje, mulher!, que defende o direito de todas conhecerem novos lugares, culturas e pessoas, de forma segura e com liberdade. Nas redes sociais, as viajantes já estão compartilhando fotos e dicas de viagem, para inspirar e encorajar outras mulheres, através da hashtag #viajemulher.

Receba nossas newsletters