Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

​Camboriú (SC) projeta porto para receber até dois transatlânticos

Balneário Camboriú

Balneário Camboriú


A Capitania dos Portos de Itajaí recebeu oficialmente o projeto do porto turístico para transatlânticos em Balneário Camboriú, junto com um pedido de autorização para batimetria e estudos sísmicos, que revelarão o que há embaixo da camada de areia. A apresentação foi feita por André Guimarães Rodrigues, bacharel em Ciências Náuticas e prático em Itajaí, que é o autor do projeto. Representantes de empresas interessadas na proposta também participaram da reunião.

A ideia é ousada: inclui a extensão do Molhe da Barra Sul e dragagem para permitir a atracação de até dois navios de passageiros ao mesmo tempo, um na parte interna e outro na parte externa da estrutura.

A proposta poderia abrir espaço para Balneário receber mais de cem navios que hoje passam pela costa em direção ao Mercosul, e não param em Santa Catarina. Teria capacidade inclusive para o maior transatlântico do mundo em atividade, o Allure of the Seas.

Entre os documentos entregues por Rodrigues à Marinha estão os cálculos preliminares, com estimativas do volume de dragagens necessárias. Para que saia do papel, o projeto precisa primeiro dos estudos solicitados, que indicarão a viabilidade do píer.

Em março o pré-projeto, que também tem registro na Biblioteca Nacional, já havia sido protocolado junto à Capitania dos Portos, que ainda não se manifestou publicamente a respeito. A expectativa é que , se autorizados os estudos, o levantamento da área leve cerca de 40 dias.

A Praticagem acompanhou a entrega da proposta e de acordo com o presidente, Alexandre Gonçalves da Rocha, aguarda a manifestação da Autoridade Marítima para envolver-se com o projeto, se for o caso.

Em março, um documento enviado à Marinha pela Praticagem, informando que não tinha ainda conhecimento oficial da proposta, acabou em mal entendido.

Receba nossas newsletters