Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

1º Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha acontecerá de outubro a dezembro

Um dos pratos do refinado George III de Gramado Foto de Jessica Aquino Sabores da Montanha 1º Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha acontecerá de outubro a dezembro

Será o primeiro festival que reunirá as cidades da região, já nascendo como o maior do segmento gastronômico do Brasil em duração, com 76 dias (Divulgação)

A associação de empresários do setor gastronômico Sabores da Montanha realizará entre os dias 11 de outubro e 26 de dezembro, o Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha. Será o primeiro festival que reunirá as cidades da região, já nascendo como o maior do segmento gastronômico do Brasil em duração, com 76 dias. O objetivo do Festival é promover experiências inusitadas para público, formadores de opiniões e toda a cadeia que compõe os elementos principais da gastronomia regional da Serra Gaúcha.

O evento reunirá restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares de:  Região das Hortênsias (Canela, Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula), Região da Serra – Uva e do Vinho (Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Veranópolis) e Campos de Cima da Serra (Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, São José dos Ausentes, Vacaria).

“Diferentemente dos festivais já existentes na região, que são realizados na baixa temporada com o objetivo de atrair turistas e comercializar pratos, o Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha tem o único objetivo de divulgar a gastronomia e colocar a região no roteiro turístico do Sul do País, criando um polo gastronômico com variadas opções para todos os gostos”, explicou o gestor da Sabores da Montanha, Reginaldo Pupo.

O final do ano foi escolhido pois nesta época a região recebe, em média, 3,6 milhões de turistas, de acordo com as prefeituras. “Com isso, o evento se tornará uma grande vitrine para os restaurantes divulgarem seus produtos ou serviços, pois ocorrerá em uma época de grande visibilidade da mídia nacional, que foca suas pautas nesta importante região, cercada por muita natureza exuberante e clima frio, que é o maior atrativo dos turistas”, destaca o gestor.

SP E MG – A Sabores da Montanha também realizará nos estados de São Paulo e Minas Gerais o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que será realizado entre os dias 2 de junho e 30 de julho em 27 cidades dos estados de São Paulo (10) e Minas Gerais (17), distribuídas nas regiões da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais. Ao menos 62 restaurantes estão inscritos para este evento, sendo 23 estabelecimentos no estado de São Paulo e 39 em Minas Gerais.

Pré-lançamento

Um pré-lançamento do Festival Gastronômico Sabores da Serra Gaúcha poderá ser realizado em Porto Alegre e São Paulo, voltado exclusivamente para a imprensa, convidados, proprietários dos estabelecimentos e patrocinadores, em data e local a serem definidos pela organização. Há a possibilidade de o evento ocorrer também em algumas cidades de porte maior na Serra Gaúcha.

O objetivo é divulgar o evento com antecedência, visando também as revistas mensais especializadas de Gastronomia e Turismo, de forma que a reportagem seja publicada com ao menos dois meses de antecedência. A organização também poderá realizar um pré-lançamento em algumas das cidades participantes para autoridades e trade turístico locais, em datas a serem definidas, com participação especial de ex-MasterChefs.

Como participar?

Para participar do Festival os estabelecimentos deverão criar um prato ou aproveitar algum já existente no cardápio e divulgá-lo no evento. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos. Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Os valores serão fixados pelos próprios restaurantes.  O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários.

Inscrições: @saboresdamontanha_br ou WhatsApp (11) 9-5435-3665.

Receba nossas newsletters