Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos

25ª Assembleia Geral da OMT reúne 117 países para debater rumos do Turismo

ga01 e1697751102639 25ª Assembleia Geral da OMT reúne 117 países para debater rumos do Turismo

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, na abertura da Assembleia Geral (Divulgação)

A 25ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo teve início no Uzbequistão, nesta semana, em meio a um momento que indica que o turismo global está no bom caminho para atingir até 95% dos níveis pré-pandémicos até o fim de 2023. A Assembleia reúne líderes e delegações de 117 países, incluindo o Brasil e outros 70 representantes a nível ministerial, para promover uma visão clara da transformação a longo prazo em torno de suas prioridades.

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, foi recebido pelo presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev. “Esta Assembleia Geral representa um momento chave para nós como Organização e para o turismo como setor. Resistimos à tempestade da pandemia e agora temos a oportunidade de alcançar a transformação a longo prazo do setor e deixar um verdadeiro legado para o turismo mundial”, disse ele, na abertura da assembleia.

unwto general assembly opens to advance big plans for sector 25ª Assembleia Geral da OMT reúne 117 países para debater rumos do Turismo

Delegações de 117 países participam do evento no Uzbequistão (Divulgação)

Uma parte fundamental da Primeira Sessão Plenária foi o Relatório do Secretário-Geral, expondo as realizações da Organização desde a Assembleia Geral anterior, realizada em Madri, em dezembro de 2021. O relatório centrou-se nas suas cinco principais prioridades para o secor, tanto nos últimos dois anos como nos próximos dois anos:

  • Expandir a inovação e a transformação digital
  • Investir nas pessoas com foco no capital humano, na educação e no emprego
  • Promover investimentos, financiamento e empreendedorismo
  • Promover a transição sustentável e ecológica no turismo
  • Melhorar a competitividade e a resiliência, através de estatísticas, inteligência de mercado e desenvolvimento de produtos.

O relatório aos Membros também destacou a crescente relevância e visibilidade da OMT, particularmente como parte do sistema mais amplo das Nações Unidas. Durante o dia de abertura, os Estados-Membros foram recebidos por mensagens de vídeo de altos líderes das Nações Unidas. Todos elogiaram o papel central da OMT na orientação do Turismo durante a pandemia e na colocação do setor no caminho de uma recuperação sustentável e resiliente.

Receba nossas newsletters