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Destinos / Turismo em Dados

Alumia: nova plataforma de inteligência turística do Mato Grosso do Sul completa 1 mês

Lancamento Alumia 1 foto Vanessa Cardoso de Moura Alumia: nova plataforma de inteligência turística do Mato Grosso do Sul completa 1 mês

O lançamento ocorreu no último dia 26 de julho, como vimos aqui no M&E (Divulgação)

A nova plataforma de inteligência turística de Mato Grosso do Sul, chamada de Alumia, completou um mês de vida e já demonstra grandes resultados para o turismo. A plataforma reúne dados de fontes oficiais, fontes primárias e Big Data, permitindo entender o turismo como um todo, isto é, pelo viés da aviação, transporte terrestre, visitação em atrativos, perfil dos visitantes e alojamentos. O lançamento ocorreu no último dia 26 de julho, como vimos aqui no M&E.

Desenvolvida pela Sprint Dados, idealizada pela FundturMS (Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul) em parceria com o IPF (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio) e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania do Governo de Mato Grosso do Sul, a plataforma já recebeu mais de 3,4 mil acessos, e mais de 410 cadastros foram realizados para navegar nos módulos internos que contém o Big Data.

“Estamos agora numa fase importante que é a disseminação da plataforma e suas funcionalidades para os gestores e trade sul-mato-grossenses. Vamos também começar a fazer capacitações para que eles possam usar bem a ferramenta, que é o mais importante agora, como ela vai ser usada pelo nosso público e também pelos investidores”

A intenção é abastecer os empresários de dados, a fim de fazerem as escolhas certas para o seu negócio, além de permitir uma leitura assertiva dos dados de Mato Grosso do Sul e trazer respostas às duvidas dos empresários na hora de traçar a melhor estratégia, para aproveitar as oportunidades de mercado. Após um mês que a Alumia está disponível para uso e acesso do público em geral, o diretor presidente da FundturMS, Bruno Wendling, faz um balanço dos benefícios, sentidos desde o lançamento.

“Estamos agora numa fase importante que é a disseminação da plataforma e suas funcionalidades para os gestores e trade sul-mato-grossenses. Vamos também começar a fazer capacitações para que eles possam usar bem a ferramenta, que é o mais importante agora, como ela vai ser usada pelo nosso público e também pelos investidores. A Fundação de Turismo vai usá-la muito para mostrar informações relevantes para investidores e empreendedores de fora do Estado, para aquele que quer instalar novos negócios em MS. A partir do momento que a Alumia começar a gerar cada vez mais informações, tenho certeza que vão melhorar as minhas tomadas de decisão”, frisou Wendling.

O Governo de Mato Grosso do Sul investiu R$ 1 milhão para tornar a Alumia uma realidade. A plataforma é direcionada à gestão pública e privada, onde os dados ajudam gestores, empresários e proprietários de empreendimentos turísticos a melhorarem a gestão e a atratividade do turismo.

Diversos painéis da Alumia foram atualizados com os dados mais recentes disponibilizados pelas diversas fontes e ainda, novos dados foram inseridos tais como: empresas abertas e fechadas e o perfil do turista de 2023 de Bonito em complementação a série histórica disponibilizada no lançamento. A gerente do Observatur/MS e coordenadora da Alumia, Danielle Cardoso de Moura, destaca como foi o primeiro mês de implantação e os próximos passos da plataforma.

“Estamos numa fase de difusão da ferramenta, apresentando num primeiro momento nas Universidades para os cursos de graduação e pós-graduação de Turismo. Entretanto, entre os meses de outubro e novembro de 2023, estão programados workshops presenciais e híbridos junto a diversos segmentos entre eles: gestão pública, alojamento, agenciamento e transportes, dentre outros atores de modo a demonstrar a aplicabilidade da plataforma no melhor direcionamento dos negócios turísticos. A ideia é nos aproximar daqueles que estão na linha de frente da atividade turística sul-mato-grossense, identificar as lacunas a serem preenchidas rumo a decisões mais assertivas e posicionamento de mercado”, disse ela.

Navegue na Alumia

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A plataforma permite o monitoramento de toda a complexidade da atividade turística sul-mato-grossense (Divulgação)

A Alumia está dividida em 5 módulos que são: Informações Gerais, Aéreo, Motores de Busca, Redes Sociais e Alojamento. Somente o módulo “Informações Gerais” está aberto a todos, porém, para acessar os demais módulos é necessário fazer um cadastro no site alumia.tur.br.

No módulo “Informações Gerais”, tem-se dados de pesquisas primárias de fontes oficiais, do observatório da FundturMS e indicadores turísticos relacionados à demanda geral do Estado. Já no módulo “Aéreo”, encontram-se dados e informações sobre a malha aérea do Estado do Mato Grosso do Sul, como voos ativos, ticket médio, origem e comportamento de compra.

O módulo “Motores de busca” mostr a uma evolução de busca no Google por viagens realizadas, apresentando informações a partir de destinos, atrações e principais palavras-chaves. No módulo “Redes Sociais”, é possível compreender o comportamento on line a partir da extração e processamento dos posts e interações em linguagem natural de redes sociais, sites e blogs. Por fim, o módulo “Alojamento” permite a compreensão de como se dá o alojamento no Estado e seus destinos, com métricas de avaliação, preço médio, ocupação, evolução de preços, dentre outras.

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