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Amazonastur apresenta o 1º Encontro Latino-Americano de Gastronomia

Em coletiva de imprensa realizada no Meliá Paulista, os representantes dos institutos responsáveis pela organização do evento compartilharam a novidade

Em coletiva de imprensa realizada no Meliá Paulista, os representantes dos institutos responsáveis pela organização do evento compartilharam a novidade

SÃO PAULO – O Instituto Realidade Brasil e o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo da Amazonas (Amazonastur), apresentaram, nesta quarta-feira (23), novidades sobre o Primeiro Encontro Latino-Americano de Gastronomia. O encontro destacou o objetivo do evento que começa no dia 29 de novembro, e vai levar o melhor da culinária brasileira, através de chefs renomados, para os seguintes países: Peru, México, Colômbia e Argentina.

A CEO do Instituto Realidade Brasil, Maristela Valadares, comentou sobre a ação: “Nós como Instituto Realidade Brasil trabalhamos com a promoção internacional do Brasil no turismo de lazer, de negócios e na gastronomia, que é um grande fomento do turismo. Temos provado isso e degustado o sabor do Brasil em outros países através das nossas ações. O instituto promove e tem como conceito que o Brasil seja um País visto pelo seu sabor – o sabor dos nossos diversos biomas”, explicou.

De acordo com a CEO, o Roadshow cultural que irá acontecer a partir da próxima semana é uma celebração da gastronomia.

Josimar Melo, jornalista especializado em gastronomia, ressaltou a importância e o potencial que o turismo gastronômico tem. “A gastronomia virou um produto cultural no mundo inteiro. Não é só alimentação. Os países que entendem este potencial da gastronomia e investem nisso tem resultados que não são puramente gastronômicos. São resultados turísticos, econômicos, sociais e insere o país no mundo através dos seus sabores e produtos”, afirmou.

Como exemplo, Josimar citou o case da Espanha. “10% das pessoas que vão pra Espanha, vão para comer. E ai durante os intervalos das refeições, vão visitar atrativos turísticos, museus, fazer compras. A Espanha recebe 60 milhões de turistas por ano. Isso significa 6 milhões de pessoas que vão pra lá apenas pela comida. Isso é o que o Brasil inteiro recebe por ano do total de turistas internacionais”, disse Melo.

“Agora imaginem se estas 6 milhões de pessoas que vão para a Espanha para comer descobrem que o Brasil tem um dos biomas mais ricos do mundo com sabores únicos, com produtos nativos…Se descobrem esse potencial, isso dobra o total de turistas que recebemos ao ano. De tantas coisa boas que o Brasil tem, não podemos esquecer a gastronomia. Temos que valorizar a culinária brasileira”, completou.

Segundo o profissional, quando fazemos este intercâmbio – como é o caso do roadshow – o objetivo é usar a culinária como alavanca para o reconhecimento que o Brasil merece no turismo.

Amazonastur investe no segmento culinário

Gustavo de Araújo Sampaio, secretário do Estado do Amazonas (Amazonastur)

Gustavo de Araújo Sampaio, secretário de Turismo do Estado do Amazonas (Amazonastur)

Gustavo de Araújo Sampaio, secretário de Turismo do Estado do Amazonas (Amazonastur), também aproveitou o momento para falar do investimento do Amazonas no segmento culinário. “Temos uma honra muito grande de participar deste evento. Estamos adotando estratégias de promoção turísticas durante este ano – seja em feiras nacionais e internacionais – e esse será o primeiro evento voltado exclusivamente para a gastronomia”, celebrou Gustavo.

“A nossa gastronomia é uma referência no País, com os produtos como Tucupi, Jambu, nossos peixes e entendemos que precisamos trabalhar isso de forma mais incisiva em âmbito nacional e internacional. A gastronomia tem o poder de levar a cultura e raiz de um povo ao prato e nossa gastronomia é muito focada nos nossos povos indígenas. Este evento marca o inicio dessas ações, é um primeiro passo”, finalizou o secretário.

A coletiva foi realizado no Meliá Paulista – que é um dos parceiros da ação. “Nós como Meliá entramos nesta parceria porque faz total sentido, tanto no Meliá aqui de São Paulo, quanto no de Lima (Peru) e Cartagena (Colômbia). O Meliá preza muito pela experiência dos hóspedes e a gastronomia traz isso. Criam-se memórias inesquecíveis”, disse Elizabeth Santos, Diretora da MICE & Luxo ACC da Meliá no Brasil.

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