SÃO PAULO – O Instituto Realidade Brasil e o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo da Amazonas (Amazonastur), apresentaram, nesta quarta-feira (23), novidades sobre o Primeiro Encontro Latino-Americano de Gastronomia. O encontro destacou o objetivo do evento que começa no dia 29 de novembro, e vai levar o melhor da culinária brasileira, através de chefs renomados, para os seguintes países: Peru, México, Colômbia e Argentina.
A CEO do Instituto Realidade Brasil, Maristela Valadares, comentou sobre a ação: “Nós como Instituto Realidade Brasil trabalhamos com a promoção internacional do Brasil no turismo de lazer, de negócios e na gastronomia, que é um grande fomento do turismo. Temos provado isso e degustado o sabor do Brasil em outros países através das nossas ações. O instituto promove e tem como conceito que o Brasil seja um País visto pelo seu sabor – o sabor dos nossos diversos biomas”, explicou.
De acordo com a CEO, o Roadshow cultural que irá acontecer a partir da próxima semana é uma celebração da gastronomia.
Josimar Melo, jornalista especializado em gastronomia, ressaltou a importância e o potencial que o turismo gastronômico tem. “A gastronomia virou um produto cultural no mundo inteiro. Não é só alimentação. Os países que entendem este potencial da gastronomia e investem nisso tem resultados que não são puramente gastronômicos. São resultados turísticos, econômicos, sociais e insere o país no mundo através dos seus sabores e produtos”, afirmou.
Como exemplo, Josimar citou o case da Espanha. “10% das pessoas que vão pra Espanha, vão para comer. E ai durante os intervalos das refeições, vão visitar atrativos turísticos, museus, fazer compras. A Espanha recebe 60 milhões de turistas por ano. Isso significa 6 milhões de pessoas que vão pra lá apenas pela comida. Isso é o que o Brasil inteiro recebe por ano do total de turistas internacionais”, disse Melo.
“Agora imaginem se estas 6 milhões de pessoas que vão para a Espanha para comer descobrem que o Brasil tem um dos biomas mais ricos do mundo com sabores únicos, com produtos nativos…Se descobrem esse potencial, isso dobra o total de turistas que recebemos ao ano. De tantas coisa boas que o Brasil tem, não podemos esquecer a gastronomia. Temos que valorizar a culinária brasileira”, completou.
Segundo o profissional, quando fazemos este intercâmbio – como é o caso do roadshow – o objetivo é usar a culinária como alavanca para o reconhecimento que o Brasil merece no turismo.
Amazonastur investe no segmento culinário
Gustavo de Araújo Sampaio, secretário de Turismo do Estado do Amazonas (Amazonastur), também aproveitou o momento para falar do investimento do Amazonas no segmento culinário. “Temos uma honra muito grande de participar deste evento. Estamos adotando estratégias de promoção turísticas durante este ano – seja em feiras nacionais e internacionais – e esse será o primeiro evento voltado exclusivamente para a gastronomia”, celebrou Gustavo.
“A nossa gastronomia é uma referência no País, com os produtos como Tucupi, Jambu, nossos peixes e entendemos que precisamos trabalhar isso de forma mais incisiva em âmbito nacional e internacional. A gastronomia tem o poder de levar a cultura e raiz de um povo ao prato e nossa gastronomia é muito focada nos nossos povos indígenas. Este evento marca o inicio dessas ações, é um primeiro passo”, finalizou o secretário.
A coletiva foi realizado no Meliá Paulista – que é um dos parceiros da ação. “Nós como Meliá entramos nesta parceria porque faz total sentido, tanto no Meliá aqui de São Paulo, quanto no de Lima (Peru) e Cartagena (Colômbia). O Meliá preza muito pela experiência dos hóspedes e a gastronomia traz isso. Criam-se memórias inesquecíveis”, disse Elizabeth Santos, Diretora da MICE & Luxo ACC da Meliá no Brasil.