Um tesouro aguarda os viajantes mais aventureiros e que buscam experiências autênticas: o vilarejo de Caraíva, distrito de Porto Seguro, cujo acesso é uma experiência única de travessia de canoa pelo rio que separa o paraíso do restante do mundo.
Ao cruzar as águas calmas e transparentes, o turista é recebido por uma comunidade nativa que vive em harmonia com sua cultura e a exuberância ambiental ao redor, em meio a Mata Atlântica e vizinha às comunidades indígenas pataxós.
Ao desembarcar, as ruas de areia revelam um encanto rústico, onde a ausência de automóveis proporciona uma atmosfera tranquila e desconectada do mundo moderno. As casinhas com fachadas coloridas compõem o cenário colonial, enquanto restaurantes exibem uma culinária irresistível, com muitas iguarias.
Um deles é a Cachaçaria Caraíva e Restaurante, onde o chef Marco Muntada Montuori conduz a cozinha multicultural. Doses de uma refinada cachaça e caipirinha conquistam os paladares dos visitantes. A tradição e a qualidade se fundem em cada gole, proporcionando uma experiência autêntica do sabor regional. “Desde sua fundação a Cachaçaria procurou unir a boa gastronomia e drinks elaborados sem perder a originalidade e as tradições do vilarejo”, destaca o empreendedor e chef, Marco.
A música ao vivo embala as noites em Caraíva, com a predominância de MPB e o tradicional forró pé-de-serra, criando uma trilha sonora agradável pela vila. Os bares e uma média de 30 restaurantes, iluminados por luzes suaves, convidam os visitantes a se perderem na melodia, proporcionando um ambiente descontraído.
Caraíva se destaca como um santuário preservado, onde a simplicidade coexiste harmoniosamente com a beleza natural. Um destino imperdível para aqueles que buscam uma fuga autêntica e uma conexão genuína com a cultura e a natureza que tornam o município de Porto Seguro tão especial.