Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Dia Mundial do Turismo: ONU destaca momento de ‘retomada com segurança’

Antonio Guterres, secretário-geral da ONU

Antonio Guterres, secretário-geral da ONU

Celebrado nesta segunda-feira (27), o Dia Mundial do Turismo tem como tema em 2021 o crescimento inclusivo. Em comemoração à data, a Organização das Nações Unidas (ONU) destacou os impactos da pandemia no setor e destacou o seu papel de protagonismo na recuperação e no crescimento global.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, ressalta a importância de reconhecer o poder da atividade para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.  Guterres destaca que entre entre janeiro e maio deste ano, as chegadas de turistas internacionais caíram 95% em várias partes do mundo.

Para o chefe da ONU a crise vivida pelo setor se trata de um “enorme choque para economias desenvolvidas” e de “uma emergência para nações em desenvolvimento”.  A declaração é baseada nas projeções de que o setor irá gerar perdas de mais de US$ 4 trilhões para o PIB Global até o fim do ano.

Outro fator que impacta o turismo de forma negativa é a mudança climática, principalmente no caso das Pequenas Ilhas em Desenvolvimento. António Guterres lembra que o turismo representa cerca de 30% da atividade econômica nesses países

Por isso, o chefe da ONU defende ser o momento de “repensar, transformar e recomeçar o turismo com segurança”, pois é um setor que cria empregos e ajuda a construir sociedades resilientes, inclusivas, sustentáveis e focadas na igualdade de gênero.

Guterres sugere mais investimentos no turismo verde, especialmente quando os transportes marítimo e aéreo estão entre os setores que mais emitem gases poluentes. O secretário-geral lembra ser essencial uma mudança que leve à neutralidade de carbono.

O secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, também enviou uma mensagem para o Dia Mundial, onde destacou que o “desejo humano de viajar e de explorar é universal, e por isso, o turismo precisa estar aberto para que todos possam aproveitar.”

Pololikashvili lembra que o crescimento do setor gera benefícios em todos os níveis, desde a maior companhia aérea até o menor dos pequenos negócios.

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT

Receba nossas newsletters