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Diretor da Embratur detalha participação na Rio Innovation Week 2023

ROBERTO GEVAERD inovacao Diretor da Embratur detalha participação na Rio Innovation Week 2023A Embratur marcou presença no maior evento de tecnologia da América Latina foi robusta e intensa. A Agência participou, entre os dias 3 e 6 de outubro, do Rio Innovation Week, no Píer Mauá, na capital fluminense. A Agência cumpriu com os compromissos propostos pelo Rio Innovation Week que foram incentivar a inovação e a tecnologia como impulsionadores de negócios possibilitando o crescimento de todo o mercado de turismo brasileiro.

No primeiro dia da participação da Embratur no evento, o presidente da Agência, Marcelo Freixo, e o ator e roteirista, Fábio Porchat, subiram ao Palco Conecta para debater a inovação no turismo no painel “Turismo 4.0: Conectando Culturas & Inovação”. Além da participação no Palco Conecta, a Embratur também realizou atividades no Palco CNC Innovation, com a apresentação do novo “Painel de Dados do Turismo”, e cumpriu uma programação intensa em um estande que funcionou como estúdio de podcast.

O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, detalha como foram os quatro dias da Agência no Rio Innovation, e contou quais são as ações inovadoras no turismo previstas para o último trimestre de 2023. Veja abaixo.

MERCADO & EVENTOS – A Embratur marcou uma presença de peso no maior evento de tecnologia da América Latina: o Rio Innovation Week. Foram quatro dias dedicados ao debate sobre inovação, sobretudo no turismo. Como foram as atividades?

Roberto Gevaerd – Abrimos as atividades do Rio Innovation Week com um debate incrível entre o presidente Marcelo Freixo e o roteirista Fábio Porchat, que falaram sobre essa sinergia entre turismo, cultura e inovação. Tivemos também uma participação robusta no Palco CNC apresentando a nossa expertise no painel “Dados & Insights para o Turismo Brasileiro”. Além disso, tivemos o Estande Estúdio, de onde foram transmitidos bate-papos e entrevistas, além de todo o evento ao vivo, pelo nosso canal do YouTube. Foi uma participação bem bacana, intensa e de muita contribuição ao debate.

M&E – A Embratur tem uma diretoria voltada à Inovação e Gestão. Por ela, a equipe da Agência atua no desenvolvimento de diversas ações e projetos no sentido de melhorar a experiência do turista estrangeiro, ampliando a competitividade internacional e movimentando a economia. Nesse sentido, como os objetivos da Embratur foram cumpridos em sinergia com os do Rio Innovation Week?

Roberto Gevaerd – A participação no RIW é mais uma ação da EmbraturLAB para atrair as grandes empresas de tecnologia e startups para o universo do Turismo. Nesse senrido, fizemos pontes entre os dois ecossistemas. O turismo representa 8% do PIB do Brasil, ou seja, tem um potencial econômico importante para as empresas de tecnologia. Nosso papel é incentivar essa junção. A nossa programação no RIW foi nesse sentido, de pautar o Turismo 4.0 no Brasil.

M&E – O que a Embratur levou de inovador para o evento?

Roberto Gevaerd – O EmbraturLAB tem três objetivos centrais nesse primeiro ciclo de atuação: melhorar a experiência do turista internacional que visita o Brasil, contribuir para democratizar o uso de tecnologia e acelerar a digitalização do setor. Nesse sentido, a nossa programação refletiu esse olhar. Lançamos parcerias importantes com TiK Tok para divulgação de boas práticas para comercialização de produtos turísticos na plataforma de vídeos curtos e também com a operadora Claro, que irá incluir as startups selecionadas pela Embratur no portfólio de empresas a serem investidas, além disso essa primeira parceria abre a porta para o diálogo sobre dados que também é muito importante para Embratur.

Realizamos ainda debates sobre Inteligência Artificial no Pantanal para oferecer gratuitamente informações úteis para turistas que visitam a região e, por meio do programa de aceleração do EmbraturLAB, lançamos também um novo programa que irá selecionar oito startups que proponham soluções inovadoras para impulsionar práticas de turismo sustentável no Brasil.

Também inauguramos um escritório no metaverso. Isso torna a Embratur como a primeira Agência de Promoção do Turismo da América Latina presente no metaverso. Tivemos também lives diárias onde apresentamos algumas das startups que foram contratadas pela Embratur e conversamos sobre experiências como do restaurante Mesa ao Lado, com a presença do Chef Claude Troigros.

M&E – Quais ações relacionadas à Inovação, a Embratur pretende trabalhar no segundo trimestre de 2023?

Roberto Gevaerd – A partir do RIW vamos trabalhar no programa de aceleração do EmbraturLAB Sustentabilidade, que selecionará startups que promovem sustentabilidade, responsabilidade social e ambiental no setor turismo. Será nossa Aceleração Sustentável com temas como: Valorização de Comunidades Locais, Preservação e Promoção de Cultura e História, Geração de Renda de Comunidades Locais, Estímulo a Feiras de Artesanato e Guias Locais, Ecoeficiência, Sistemas de Energia Renováveis, Integração com Tecnologias de Eficiência Energética, Economia Circular, entre outros.

Também iremos lançar o desafio Rota Literária, com objetivo de contratar empresas para desenvolver uma solução tecnológica e inovadora com a funcionalidade de criar roteiros turísticos personalizados baseados no repertório da literatura brasileira e que impulsione a atividade turística.

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