Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Embratur lança projeto Rota do Samba para impulsionar o turismo internacional no RJ

LANCAMENTO PROJETO ROTA DO SAMBA OSWALDO CRUZ RIO DE JANEIRO COM MARCELO FREIXO FOTO MARCIO MENASCE EMBRATUR Embratur lança projeto Rota do Samba para impulsionar o turismo internacional no RJ

Caminho do Samba em Oswaldo Cruz, primeiro roteiro temático do projeto, é lançado na quadra da escola de samba Portela (Divulgação/Embratur)

O bairro de Oswaldo Cruz, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ), viveu uma segunda-feira de gala na comemoração do Dia Nacional do Samba. A Embratur lançou, na quadra da Portela, o projeto Rota do Samba, que apresentou roteiros temáticos com ferramentas interativas e ações que ampliam a visibilidade de territórios marcados pela força histórica do samba, promovendo a economia local e fortalecendo a conexão com o turismo internacional.

O projeto Rota do Samba promoveu a capacitação de guias e estudantes de turismo, que foram treinados para representar as rotas e o afroturismo, reforçando o papel cultural e econômico do samba e promovendo a economia local.

Além disso, foram desenvolvidos mapas interativos, audioguias e roteiros bilíngues autoguiados e aplicações de realidade aumentada. E aos sábados haverá passeios gratuitos guiados para estrangeiros, permitindo vivências autênticas pelas rotas do samba, com suporte de audioguias e narrativas históricas acessíveis por QR codes.

O primeiro roteiro temático do projeto – Caminho do Samba em Oswaldo Cruz – conecta 10 pontos emblemáticos da história do samba, como a Casa do Candeia, a Feira das Yabás e a Quadra da Portela. Com curadoria de Marquinhos de Oswaldo Cruz, da Diáspora Black e de Karol Duarte (Guiadas Urbanas), a rota celebra a ancestralidade e a resistência cultural do samba.

“A rota é incrível e vai a lugares onde muito pouca gente sabe da história, como o Bar do Nozinho, onde ninguém imagina que Walt Disney tomou uma cerveja com Paulo da Portela e tirou dali a inspiração para criar o personagem Zé Carioca”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A festa contou com a participação do sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, curador da rota, da Tia Surica e sua tradicional feijoada, a Velha Guarda da Azul-e-Branco de Madureira e muitos nomes outros do samba.

“A gente quer que o turista que vem ao Rio conhecer o Cristo, o Pão de Açúcar e o Maracanã fique mais dias na cidade para vir a Oswaldo Cruz entender de onde veio esse negócio maravilhoso chamado samba”, explicou Freixo.

Idealizador do famoso Trem do Samba e da Feira das Yabás, que serão realizadas no próximo fim de semana, Marquinhos de Oswaldo Cruz estava emocionado. “Quando eu era pequeno, ouvia meu pai brincar que ninguém olhava para Oswaldo Cruz, ninguém sabia onde era. Hoje estamos aqui entregando política pública para o mundo inteiro saber o que é Oswaldo Cruz e o que a nossa gente aprontou por aqui”, brincou Marquinhos.

 

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.