Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Exigência de vistos para turistas de Canadá, Austrália e EUA começa em uma semana

embarque internacional divulgação inframerica aeroporto Exigência de vistos para turistas de Canadá, Austrália e EUA começa em uma semana

O Ministério do Turismo informou que a medida leva em conta a data de chegada em solo brasileiro – com isso, turistas dos três países que chegarem ao Brasil até o dia 9 de janeiro estão isentos de apresentar o visto (Divulgação/Inframerica)

A exigência de visto para turistas do Canadá, da Austrália e dos Estados Unidos entrarem no Brasil começa a valer a partir do dia 10 de janeiro. O prazo inicial para a cobrança do documento era 1º de outubro de 2023, mas foi prorrogado. O Ministério do Turismo informou que a medida leva em conta a data de chegada em solo brasileiro – com isso, turistas dos três países que chegarem ao Brasil até o dia 9 de janeiro estão isentos de apresentar o visto.

A exigência, válida anteriormente para turistas japoneses, australianos, canadenses e norte-americanos, foi prorrogada após um acordo Brasil-Japão, que estabeleceu a isenção recíproca de visto para estadas de curta duração (até 90 dias). De acordo com o ministério, também foi necessário fazer ajustes no processo licitatório para a contratação da empresa que vai oferecer o serviço de vistos eletrônicos para os três países. “O novo decreto será publicado tão logo sua tramitação seja finalizada”.

Apesar disso, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e os ministros do Turismo, Celso Sabino; de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e de Relações Exteriores, Mauro Vieira, em reunião para analisar a exigência de vistos para tripulantes de Estados Unidos, Austrália e Canadá, chegaram a um acordo para adiar esta obrigação de 10 de janeiro de 2024, quando começa a valer para todos os turistas, para o dia 10 de julho, como forma de reciprocidade.

Com informações da Agência Brasil.

Receba nossas newsletters