Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Experiências do Brasil Rural valida a Rota do Café e Vinho de Espírito Santo do Pinhal (SP)

images (1)

Na Fazenda Barthô um pouco da história do espaço, do café e da formação da cidade (Divulgação)

O projeto Experiências do Brasil Rural concluído na semana passada em Espírito Santo do Pinhal (SP) validou a rota turística do “Café e do Vinho” depois de avaliação de conceitos e ideias apresentadas na fase de capacitação feita por técnicos do MTur e da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Na rota do “Café e do Vinho”, os técnicos apreciaram a história de jequitibás milenares na Fazenda Mocoquinha ao longo de trilhas em meio à floresta compostas por sons e cantos de pássaros. Durante o percurso foi possível visualizar jequitibás de aproximadamente 50 m de altura.

Na Fazenda Barthô, os técnicos conheceram um pouco da história do espaço, do café e da formação da cidade. Sobre o café, foram apresentados os tipos plantados e as máquinas que beneficiam o café em funcionamento. A bebida também serviu de pano de fundo para a experiência “Do Campo à Xícara”, no Sítio Albertina.

Durante o roteiro “Nos passos do café aos olhos de Santa Luzia”, a equipe conheceu o desenvolvimento da região, seus casarões e igrejas, a religiosidade e a cultura local. No Sítio Rosa Mística, eles realizaram uma caminhada meditativa.  Na Terra de Kurí, saborearam “Mais que café: Aromas, Sabores e Segredos”. O empreendimento é composto por diferentes espaços, tais como a casa do café, lendas infográficos e a casinha das abelhas

GASTRONOMIA – A rota também trouxe experiências gastronômicas para as validações dos técnicos. Entre elas, a “Caffé Coloniale Com La Storie”, da propriedade Paganini e Palermo. O roteiro tem o objetivo de resgatar a história de um dos bairros da cidade paulista (Santa Luzia) e remeter ao passado e comidas comuns aos antigos familiares italianos.

Ingrediente típico da gastronomia local, o mel também recebeu validações do Experiência do Brasil Rural. A fazenda Maria Mel, onde está o apiário é composta por 120 ervas aromáticas.  O mel também foi apreciado na Fazenda Nova Cintra, incluindo visita a um apiário e passeios entre árvores milenares.

VINHOS – Espírito Santo do Pinhal não é conhecida apenas pelos melhores cafés. O vinho também faz parte do cardápio de quem a visita. Para isso, a rota trouxe duas vinícolas, Guaspari e Floresta, para apreciação e validação dos técnicos do projeto. A primeira, contou com um tour guiado durante todo o trajeto que apresentou o projeto e o processo produtivo. Já a segunda realizou uma degustação do vinho branco, trabalhado desde a colheita até a fase final, que é considerada a degustação.

Receba nossas newsletters