Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Governo do Rio vai investir R$ 20 bi em 36 projetos para as Olimpíadas

.

.

Autoridades do governo federal; estadual e municipal estiveram presentes hoje (03/09) no Fórum Rio Cidade Sede para discutir o impacto das Olimpíadas no Rio de Janeiro. Márcia Lins; secretária estadual de Turismo; Esporte e Lazer divulgou na ocasião que o governo pretende investir cerca de R$ 20 bilhões em 36 projetos olímpicos. Eduardo Paes; prefeito do Rio; também estava presente e apresentou os planos para melhorar a cidade.

“A Copa do Mundo tem foco nos estádios; equipamentos; não há uma exigência de contrapartida de legado urbano. Já as Olimpíadas trazem consigo uma demanda por transformações na cidade”; ressaltou Eduardo Paes. A chance do Rio de aproveitar o momento para iniciar uma história de sucesso foi o grande foco das palestras. “Estamos em uma reflexão constante sobre o momento e a forma como podemos avançar em direção a uma cidade melhor. É um papel que a prefeitura espera cumprir”; comentou Paes.

O prefeito declarou que uma das inspirações para iniciar os projetos de preparação da cidade foi a visita que realizou a Barcelona; na qual o ex-prefeito da cidade espanhola; Pasqual Maragal; conversou com ele sobre o assunto: “Ele me disse que há dois tipos de cidade; as que apenas deixam que as Olimpíadas se sirvam dela; e as que se sevem dos jogos olímpicos”. Barcelona sediou as Olimpíadas em 1992; realizou grandes transformações urbanísticas e revitalizou a zona portuária. “Atenas; por exemplo; não teve nem a imagem internacional nem a qualidade de vida dos habitantes transformadas”; disse ele.

Eduardo Paes também comentou sobre o recente projeto de incentivo à hotelaria; que pretende mudar a realidade do setor; como a impossibilidade dos quartos terem varandas; e outras questões que prometem facilitar a implantação de hotéis na cidade. “Hoje o Rio é o quinto destino mais caro do mundo no quesito hotelaria. Temos que arrumar o setor hoteleiro para que se possa fazer investimentos”.

Para Márcia Lins; o Rio começou a ter uma melhora significativa em sua infra-estrutura depois de receber o Pan-Americano em 2007. Com relações aos preparativos para próximos jogos; ela destacou a reforma do Maracanã e disse que ele vai ser transformado no ginásio mais moderno da América Latina quando as obras terminarem; em 2012. “Em 2016; o Maracanã já estará pronto; testado e reconhecido pelo mundo inteiro”; comentou Marcia.

As reformas do sistema de transportes foram levantadas pelos dois. Paes apresentou algumas novidades; como a criação de quatro corredores com o sistema BRT; o mesmo usado em Curitiba. Um deles será o TransOlímpica; o mais importante na opinião do prefeito; que vai ligar a Baixada de Jacarépaguá a Deodoro. “Nós vamos implantar anéis que vão ligar as BRTs e mudar a lógica de transporte da região”. De acordo com Márcia Lins; a capacidade do transporte público fluminense hoje é de 12%; mas em breve chegará a 40%.

O Fórum Rio Cidade Sede foi promovido pelos jornais O Globo e Extra e acontece desde as 8h30 até as 17h de hoje; no Pestana Rio Atlântica Hotel; Rio de Janeiro.

George Vidor, Marcia Lins, Carlos Nuzman, Marcos Vinicius Freire e Eduardo Paes

Receba nossas newsletters