Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Litoral do Paraná atendeu expectativas da maioria dos turistas, mostra pesquisa

20230105154622 img 8892 Litoral do Paraná atendeu expectativas da maioria dos turistas, mostra pesquisa

Litoral do Paraná atendeu expectativas da maioria dos turistas, mostra pesquisa (Ari Dias/AEN)

A Secretaria de Estado Turismo (Setu) divulgou nesta quarta-feira (10) os resultados da pesquisa Demanda Turística do Litoral do Paraná 2024, realizada na temporada de verão. O levantamento indicou satisfação de mais de 90% dos visitantes.

Diferente da pesquisa anterior, divulgada em 26 de março, em que os turistas foram abordados nas praias, o trabalho apresentado agora abordou 2.419 pessoas com entrevistas feitas, exclusivamente, nos “portões” do Litoral. Ou seja, nas rodovias, terminais rodoviários, ferroviários e náuticos, abrangendo Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes, Quatro Barras (no Portal de Graciosa) e Paranaguá.

Para 55,7% dos entrevistados (1.347 pessoas), a viagem atendeu plenamente as expectativas e para 38% deles (919), as expectativas foram superadas. O trabalho indicou que 84,2% dos participantes têm intenção de retornar ao destino e 82,9% pretendem recomendar a viagem a conhecidos.

“Nós estamos com um novo Litoral, onde o Governo do Estado investe pesado em obras de melhorias para atender aos turistas e moradores, como a Recuperação da Orla de Matinhos, a Ponte de Guaratuba, entre outras obras. Os resultados dessa pesquisa são importantes para orientar novas decisões estratégicas, compreender as necessidades dos turistas e acompanhar o desempenho da atividade no Litoral paranaense”, afirma o secretário do Turismo, Márcio Nunes.

O coordenador de Estratégias e da Informação da Secretaria do Turismo, Yure Lobo, ressalta que os dados mostram que os participantes saíram do Litoral, na sua maioria, satisfeitos com a escolha do local para as férias. De acordo com ele, foi por isso que a pesquisa foi retomada, após 18 anos sem ser realizada.

A escolha do destino também foi tema das perguntas aos turistas e excursionistas. Para 76,4% dos viajantes, a escolha do destino se deu por já conhecerem o local. Para 12,2%, o destino foi indicação de parentes ou amigos. Outros 7,9% foram inspirados pelas redes sociais; 2,3% por blogs ou sites especializados, e 1,2% por agências de viagens.

Perfil e satisfação – O objetivo da pesquisa foi identificar o perfil e a satisfação dos visitantes, além de mensurar o fluxo e os gastos gerados pela atividade na região. Os dados mostram uma concentração significativa de gastos até R$ 200,00 por dia – valor médio registrado por 626 pessoas dos pesquisados (25,9%). Foram identificados 1.804 turistas (74,6%) e 614 excursionistas (25,4%).

Do total de participantes, 82,8% moram no Paraná (2.002 pessoas), outros 399 respondentes (16,5%) são de outros Estados, majoritariamente de Santa Catarina (157) e São Paulo (120). A pesquisa também teve a participação de 14 moradores de outros países: Paraguai, Argentina, Itália, Escócia, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Venezuela.

Os dados indicam que tanto entre os excursionistas quanto entre os turistas, a maioria (63,3%) viajou acompanhada de suas famílias. Segundo análise de técnicos da Setu, esses dados ressaltam a importância da família como público-alvo para o turismo no Litoral do Paraná.

Avaliação – A pesquisa apresenta também a avaliação de infraestrutura e serviços, acessibilidade e sugestões de melhorias. Diversos itens foram mencionados como excelentes. São eles: segurança pública (61,3%), hospitalidade local (59%), qualidade de hospedagem (54,5%), limpeza das praias (49%), gastronomia (46,7%), rodovias de acesso (42,3%) e entretenimento noturno (41,7%).

 

Receba nossas newsletters