Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Ministério do Turismo apoia o etnoturismo em evento na Amazônia Legal

(Unsplash/Nareeta Martin)

O MTur destacou iniciativas que promovem o turismo sustentável e a valorização das culturas indígenas (Unsplash/Nareeta Martin)

O Ministério do Turismo (MTur) reforçou seu compromisso com o etnoturismo ao participar de eventos na Aldeia Shinenawa, na Terra Indígena Katukina Kaxinawá, em Feijó, no Acre, entre os dias 3 e 6 de dezembro. Durante o lançamento do estudo “Diagnóstico do Etnoturismo na Amazônia Legal”, o MTur destacou iniciativas que promovem o turismo sustentável e a valorização das culturas indígenas, contribuindo para a geração de renda e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Carolina Fávero, Coordenadora-Geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, ressaltou que o foco é transformar o Brasil em uma referência mundial no turismo responsável em territórios indígenas. “Projetos como estes contribuem não apenas para a valorização do saber e da cultura indígena, mas também para o cumprimento dos ODS da Agenda 2030”, afirmou.

Programas e iniciativas apresentados

Entre as ações destacadas no evento está o programa Experiências do Brasil Original, uma parceria entre o MTur, outros ministérios e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A iniciativa visa estruturar produtos turísticos em comunidades tradicionais por meio de diagnóstico, capacitação e comercialização. Um guia metodológico foi disponibilizado para orientar governos estaduais e municipais na implementação de projetos locais que promovam a valorização cultural e natural de territórios indígenas e quilombolas.

Outro destaque foi o mapeamento de comunidades indígenas que atuam no turismo nacional, parte do projeto Brasil Turismo Responsável, iniciado em julho de 2024. A ação, desenvolvida em parceria com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), a Funai e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem como objetivo identificar práticas turísticas baseadas no turismo de base comunitária e catalogar boas práticas. Um formulário eletrônico foi disponibilizado para facilitar a coleta de informações diretamente com as comunidades.

Impactos e perspectivas

As ações do MTur visam consolidar o etnoturismo como um segmento essencial para a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico, respeitando a autonomia e os saberes tradicionais das comunidades indígenas. Além disso, busca-se fortalecer o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável e criar uma rede de turismo inclusiva, culturalmente rica e sustentável.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.