Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

MTur e Rotas Amazônicas Integradas alinham ações para 2022

Na pauta esteve a participação em eventos no próximo ano e a ampliação da malha aérea na Região Norte.

Na pauta esteve a participação em eventos no próximo ano e a ampliação da malha aérea na Região Norte.

Na última semana, o Ministério do Turismo e a Embratur se reuniram por videoconferência, com representantes das Rotas Amazônicas Integradas (RAI), que engloba as sete secretarias estaduais de Turismo da Região Norte do Brasil. O objetivo do encontro foi alinhar as ações para 2022, sanar dúvidas e discutir os desdobramentos das últimas reuniões – ordinária e extraordinária – promovidas pelo Fórum de Mobilidade e Conectividade Turística (Fórum MOB-Tur).

“Realizamos frequentes reuniões com quem está na ponta, com os secretários de turismo e com as governanças regionais, pois sabemos da importância desses atores para a construção e execução das políticas públicas de turismo. E, além disso, também prezamos pela aproximação com esses atores. Só trabalhando juntos poderemos avançar para o desenvolvimento do setor em todo Brasil”, declarou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Um dos destaque do encontro foi o uso prático do Guia de Retomada Econômica do Turismo nas ações conjuntas do MTur e da RAI definidas para 2022. O documento, lançado na última semana pelos ministérios do Turismo e da Economia, reúne um breve diagnóstico do setor no País e apresenta um levantamento das tendências, oportunidades e desafios para o turismo, além de um mapeamento das boas práticas adotadas em outros países.

“No caso concreto, o grupo irá considerar a 10ª iniciativa do guia que é ‘Promover programas e incentivos para a redução de custo das empresas aéreas, com vistas a recuperação e aumento da malha aérea do país’”, explicou o coordenador-geral Higor Guerra.

“Um dos elementos mais importantes que o Guia traz é exatamente a retomada pela natureza. Nós estamos aqui justamente com os estados que representam uma grande fortaleza da natureza mundial que é a Amazônia. O objetivo da RAI é fortalecer e ampliar a perspectiva da retomada no país”, destacou Bruno Brito, diretor de Turismo de Roraima, presente na reunião.

MALHA AÉREA

Um dos assuntos abordados no encontro foram os desdobramentos da 2ª Reunião Extraordinária realizada pelo Fórum MOB-Tur, no último mês, que teve como tema “Turismo na Amazônia e o Setor Aéreo”. Na ocasião foram discutidas iniciativas e perspectivas de desenvolvimento do turismo e as medidas adotadas para o estímulo da aviação regional no Norte do país.

A secretária nacional de Atração de investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Débora Gonçalves, afirmou que o governo federal está trabalhado para que o turismo volte ao patamar que era antes, inclusive no âmbito do setor aéreo. “Estamos fazendo de tudo para baixar os preços das passagens e trazer empresas novas para o Brasil. Além disso, o ministro atua na promoção do nosso país em suas viagens internacionais, inclusive atraindo investidores ao Brasil. Tudo está sendo conversado e está sendo feito um enorme esforço para que a malha aérea se recomponha o mais breve possível e ajude a impulsionar o turismo e a retomada do setor”.

O coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística, Higor Guerra, reforçou que um dos objetivos do Fórum MOB-Tur é intermediar os diversos setores e segmentos turísticos e criar pontes de diálogo. “A reunião do Fórum sobre o turismo na Amazônia e o setor aéreo contou com orientações claras do ministro Gilson no sentido de fortalecer a aviação regional. O encontro criou um conjunto de interações entre os principais atores desses setores e proporcionou a definição de dez ações que vamos trabalhar com os membros da RAI em 2022, tendo o objetivo de facilitar o acesso de turistas aos atrativos naturais e culturais da Amazônia brasileira”, pontuou Guerra.

RETOMADA DOS EVENTOS

Também esteve na pauta o alinhamento com o MTur e com a Embratur da agenda de eventos nacionais e internacionais previstos para 2022. “Já está na agenda do Ministério do Turismo a participação em diversas feiras e eventos para o próximo ano e a RAI tem espaço garantido com estandes específicos para a promoção do destino Amazônia”, pontuou o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo substituto, Fábio Pinheiro.

Receba nossas newsletters