Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Turismo em Dados

Nordeste e Sul impulsionam alta das viagens domésticas no Brasil durante 1T24, diz pesquisa

Praia da Ponta Verde Marco dos corais 02Thiago Sampaio alagoas maceio Nordeste e Sul impulsionam alta das viagens domésticas no Brasil durante 1T24, diz pesquisa

Crescimento de quase 1/5 na Região Nordeste (+19%) reforça a importância dos destinos de “sol e praia” para o mercado turístico nacional (Thiago Sampaio)

Na série de estudos formulados pelo ForwardKeys sobre a evolução do Brasil no mercado turístico em 2024, já vimos que turistas de Estados Unidos, França e Portugal lideraram a procura por viagens neste Carnaval. Vimos também que o Brasil terá um ‘louvável’ crescimento de 21% de turistas internacionais neste primeiro trimestre. E com média de 21 noites, são os europeus os que mais aproveitarão o nosso país durante suas viagens.

No entanto, o artigo final da ForwardKeys sobre o Brasil decidiu abordar a importância do turismo doméstico. Para os países grandes como o nosso, que figura entre os dez primeiros a nível mundial, tanto em termos de população como de extensão territorial – as viagens aéreas domésticas podem representar a maior parte das chegadas e partidas. E são elas uma parte fundamental da estratégia do governo federal em alavancar o setor.

Numa análise dos padrões de demanda e oferta entre as cinco regiões do Brasil, bem como insights importantes em nível estadual e municipal, o estudo revelou que as regiões Nordeste e Sul do Brasil impulsionam o crescimento das viagens domésticas no Brasil. A nível regional, embora haja um crescimento encorajador em todo o país no primeiro trimestre de 2024,, apontando para uma recuperação contínua das viagens aéreas domésticas, esse crescimento não é distribuído uniformemente.

20240207 Brazil series 1 Nordeste e Sul impulsionam alta das viagens domésticas no Brasil durante 1T24, diz pesquisa

Porcentagem de crescimento das reservas para voos domésticos no primeiro trimestre de 2024 em relação ao 1T23 (Divulgação)

A Região Norte apresenta o crescimento mais baixo (+10%), o que pode ser atribuído à sua menor participação nas viagens de negócios e de lazer. A Região Centro-Oeste, apesar de abrigar a capital nacional, Brasília, e ser um importante destino para o ecoturismo, apresenta um crescimento modesto de 14%, talvez refletindo sua condição de região menos populosa do país.

Já o crescimento de quase 1/5 na Região Nordeste (+19%) reforça a importância dos destinos de “sol e praia” para o mercado turístico nacional, bem como o impacto da época do Carnaval, principalmente em capitais como Salvador e Recife. Um crescimento semelhante pôde ser observado na Região Sudeste (+16%), onde grandes centros econômicos, como São Paulo e Rio de Janeiro, atraem tanto turismo de lazer quanto viajantes de negócios.

São Paulo e Rio lideraram busca por voos domésticos no Carnaval

20240207 Brazil series 2 Nordeste e Sul impulsionam alta das viagens domésticas no Brasil durante 1T24, diz pesquisa

Chegadas domésticas nos principais destinos brasileiros durante o primeiro trimestre de 2024 (Divulgação)

Atender adequadamente a procura de viagens é crucial para os governos que procuram maximizar o sucesso dos seus destinos – e negociar com as companhias aéreas o fornecimento de capacidade adicional para rotas aéreas. Uma métrica importante a ser observada neste contexto é a intenção de viagem. Uma análise da ForwardKeys das pesquisas de voos para viagens domésticas dentro do Brasil no primeiro trimestre de 2024 fornece um bom exemplo.

Para a maioria dos estados, existe uma estreita correlação entre a percentagem de pesquisas de voos, indicando a intenção, e a percentagem de capacidade real de lugares disponíveis – com uma variação entre 1 e 3 pontos percentuais únicos. No entanto, o foco nas viagens domésticas para a Bahia revela que, embora este destino represente mais de um sexto das buscas de voos (17%), a capacidade ainda é insuficiente, com apenas 6% de participação.

20240207 Brazil series 3 Nordeste e Sul impulsionam alta das viagens domésticas no Brasil durante 1T24, diz pesquisa

Procura por voos domésticos com partidas em fevereiro (Divulgação)

Isto pode ser atribuído ao aumento das viagens domésticas para Salvador, indicando a necessidade de capacidade aérea adicional para atender à procura durante este período chave. Para Porto Seguro (+117%) e Rio de Janeiro (+128%), a diferença no interesse dos viajantes entre os carnavais de 2023 e 2024 foi enorme, e para São Paulo, com um índice de popularidade máximo de 100, a diferença foi mais do que o triplo, com um crescimento de 240% nas buscas de voos, líder neste crescimento.

Em todo o Brasil, destinos urbanos conhecidos pelo tamanho e popularidade de suas festas de carnaval foram bem representados nas pesquisas de voos domésticos com datas de partida neste mês de fevereiro – o pico da temporada de Carnaval. Quando comparado ao mesmo período de 2023, houve um crescimento significativo, com as buscas de voos quase dobrando no caso de Salvador (+93%) e Recife (+90%), de acordo com o estudo da ForwardKeys.

Receba nossas newsletters