Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

São Bernardo é destaque no Mapa do Turismo e garante prioridade em investimentos

Município que é referência no Turismo Industrial recebeu certificação do Ministério do Turismo

Município que é referência no Turismo Industrial recebeu certificação do Ministério do Turismo

São Bernardo, cidade paulista referência nacional no segmento de Turismo Industrial, foi contemplada mais uma vez pelo Mapa do Turismo Brasileiro (2019-2021), certificação emitida pelo Governo Federal, que destaca as cidades que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento econômico e incentivam políticas públicas para o setor.

Com o reconhecimento, o município garantiu pelos próximos três anos prioridade de investimentos federais destinados ao turismo da cidade. Os investimentos incluem ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.

A seleção do município divulgada pelo Ministério do Turismo, por meio da Portaria nº 271 de 23 de agosto, publicada no Diário Oficial da União, é mais uma ação de reconhecimento obtida pela gestão do prefeito Orlando Morando que, em março deste ano, obteve também do Governo do Estado o título de Município de Interesse Turístico (MIT), após série de investimento no setor.

O sucesso do programa de Turismo Industrial foi um dos critérios que conduziram São Bernardo, em março deste ano, a conquista do título de Município de Interesse Turístico (MIT), que garante aporte anual de cerca de R$ 700 mil para desenvolvimento de projetos do segmento. A expectativa é que o repasse estadual previsto para 2019 e 2020 permita a Administração municipal colocar em prática o projeto para construção do Centro Turístico de São Bernardo.

“Apostar no segmento de turismo não requer apenas belas paisagens, mas sim de ousadia, como São Bernardo mostrou ao colocar em prática o programa de visitas monitoradas. Um projeto que se consolidou na cidade e nos posiciona como a Capital brasileira do Turismo Industrial sendo, inclusive, referência internacional. Nossa presença no Mapa do Turismo Brasileiro só comprova a importância do setor para nossa cidade”, afirmou o chefe do Executivo.

SELEÇÃO 

Neste ano, para atingir o reconhecimento, São Bernardo teve que atender série de critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), além de ter orçamento municipal próprio destinado ao turismo.

“Agora na condição de Município de Interesse Turístico estamos concentrando esforços no fomento desta importante atividade econômica que envolve diretamente o setor de serviços. A presença no Mapa Brasileiro do Turismo facilita o pleito de recursos já que comprova que a cidade trabalha o turismo de modo profissional”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.

Receba nossas newsletters