Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Setur-BA e BID ajustam início do Prodetur em Salvador

As reuniões entre Setur-BA e Bid prosseguem até amanhã (30)

As reuniões entre Setur-BA e Bid prosseguem até amanhã (30)

A equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) permanece em Salvador até quarta-feira (30) para detalhar as ações iniciais do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) na Bahia, que prevê investimentos na Baía de Todos-os-Santos destinados à implantação de infraestrutura para o turismo náutico.

A etapa denominada missão de arranque é um marco institucional para início da execução do plano de requalificação da Baía de Todos-os-Santos. Os investimentos somarão US$ 84,7 milhões em infraestrutura, serviços e gestão ambiental para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em 18 municípios.

Os técnicos do BID e Setur planejam o trabalho de valorização do turismo náutico e do patrimônio cultural nas cidades localizadas no entorno da baía. São acordadas as ações iniciais, o cronograma de desembolso e o valor a ser disponibilizado, bem como as metas a serem alcançadas e as datas de licitação dos serviços e obras.

Também integram o grupo de trabalho técnicos de órgãos parceiros, como as secretarias estaduais de Infraestrutura, de Desenvolvimento Urbano, de Desenvolvimento Econômico; Fazenda; Cultura; a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) e a Procuradoria-Geral do Estado.

Projetos e ações

Os projetos e ações que integram a matriz de investimento do Prodetur Bahia contemplam a implantação de infraestrutura náutica, qualificação profissional e empresarial, a preservação do meio ambiente e melhoria da gestão municipal.

Uma das linhas de ação do Prodetur inclui programa de educação socioambiental e destinação controlada de resíduos sólidos. Serão recuperados píers e atracadouros para facilitar o acesso e garantir atracação segura.  O plano inclui construção de bases e pontos de apoio náutico, com serviços de alimentação, água, internet, lavanderia, manutenção e suporte às embarcações.

A recuperação do patrimônio cultural faz parte do programa e inclui a valorização do Centro Histórico de Salvador e a recuperação do Museu Wanderley Pinho, no município de Candeias, na Região Metropolitana. 

O secretário estadual Nelson Pelegrino (Turismo) diz que o contrato com o BID é estratégico para desenvolver a atividade turística na baía e nos municípios de seu entorno, elevação da taxa de permanência do turista e a geração de novos empregos. “A missão do BID coincide com a boa notícia do processo de reconhecimento internacional da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades com o selo Bandeira Azul”, disse. “É um dos mais importantes títulos para praias e marinas”.

Salvador é a primeira cidade do Norte-Nordeste a se inscrever para obtenção do selo, emitido pela Foundation for Environmental Education (FEE), fundação para educação ambiental, sediada na Inglaterra. A praia pode receber a bandeira no prazo de um ano.

O Prodetur vai beneficiar os municípios de Aratuípe, Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré,  Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz.

Jane Barreto

Receba nossas newsletters