
A Embratur recebeu nessa quarta-feira (11) representantes da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) para debater ações conjuntas que ampliem o fluxo de visitantes entre os dois países. A visita do presidente da TPNP, Luís Pedro Martins, acontece em um momento de alta na presença de turistas portugueses no Brasil, que registrou um crescimento de 25% apenas nos primeiros quatro meses de 2025.
De janeiro a abril deste ano, 103.449 portugueses desembarcaram no país, número bem acima dos 82.164 registrados no mesmo período do ano passado. O salto reflete uma tendência: em 2023, o Brasil recebeu 218.354 turistas vindos de Portugal — um aumento de quase 20% em relação a 2022 e também superior aos números de 2019, pré-pandemia.
Durante a reunião, foram discutidas formas de cooperação para promover destinos turísticos brasileiros na região norte de Portugal e, em contrapartida, ampliar o interesse de brasileiros por atrações portuguesas. A agenda incluiu ainda o compartilhamento de dados, iniciativas conjuntas de marketing e o fortalecimento da conectividade aérea entre os dois países.
“Portugal é um país estratégico para o nosso turismo. Esse caminho aberto para colaboração com a Turismo do Porto e Norte de Portugal tem potencial de trazer ganhos significativos para os mercados turísticos brasileiro e português”, afirmou Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur.
A proposta é expandir campanhas e experiências culturais que atraiam o público europeu, aproveitando o crescimento da malha aérea e a familiaridade dos portugueses com o Brasil como destino de longa distância.