O mercado global de viagens e experiências personalizadas atingirá 447,3 mil milhões de dólares até 2030, crescendo a uma taxa anual de 17,8% entre 2021 e 2030. A preferência por viagens personalizadas se concentra na construção de relacionamentos significativos com os viajantes, adaptando os serviços das companhias aéreas, dos cruzeiros e dos hotéis para atender às necessidades individuais, fortalecendo a fidelidade do cliente.
O crescimento deste mercado é impulsionado pelo aumento das reservas online, pela influência das redes sociais e pela integração de tecnologias de informação que permitem aos fornecedores compreenderem melhor as preferências dos seus clientes.
Embora a pandemia tenha afetado inicialmente o mercado de viagens personalizadas, o que se espera é uma forte recuperação devido à demanda reprimida por experiências de viagens personalizadas.
O segmento de viagens de aventura e customização em cruzeiros são os setores com maior projeção de crescimento, enquanto as reservas através de agências de viagens online também terão um aumento significativo.
A América do Norte lidera o mercado, com o crescimento impulsionado pela rápida adoção de tecnologias e pela influência dos meios digitais, sendo os seus destinos mais populares o Reino Unido, França, Itália, Espanha e Nova Zelândia.