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Curiosidades / Hotelaria / Serviços / Tecnologia

85% das empresas de Turismo no Brasil se digitalizaram no último ano, diz pesquisa

A pesquisa “O impacto da pandemia do coronavírus nos pequenos negócios” realizada pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), revelou que 85% das empresas turísticas brasileiras se digitalizaram no último ano. Nos setores gerais do comércio e serviços, essa mudança ocorreu em 67% dos negócios do país, sendo o WhatsApp, Instagram e Facebook as plataformas mais procuradas para esse processo, respectivamente.

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Nos setores gerais do comércio e serviços, essa mudança ocorreu em 67% dos negócios do país

Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), explica que a procura pela tecnologia surgiu como uma alternativa para fugir de prejuízos acumulativos

“A situação do nosso setor é preocupante. Desde o ano passado, estamos sofrendo perdas progressivas com a redução de circulação de turistas no país. Diante desse cenário, foi necessário inovar. Por essa razão, estudamos formas de minimizar os prejuízos e, assim, a digitalização surgiu como uma forte aliada para muitos negócios”, comenta.

Uma das mudanças mais perceptíveis diz respeito aos bares e restaurantes. Muitos estabelecimentos, vendo a queda do faturamento, buscaram novas maneiras de alcançar o público. O delivery surgiu, portanto, como uma ferramenta para ser aprimorada e melhor explorada. Para o presidente da FBHA, o investimento digital se tornou obrigatório em muitas regiões para que pudesse ser possível manter a renda dos estabelecimentos.

Entretanto, muitas empresas tiveram prejuízos com as operações. “Não tivemos saída: o mundo virtual auxiliou para não permitir o fechamento de milhões de negócios. Buscamos plataformas e estratégias que mantivessem a renda, mas não podemos negar que o faturamento teve uma redução significativa. Com isso, apesar de novas ferramentas, ainda estamos sofrendo com os efeitos da pandemia”, complementa Sampaio.

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