Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Hotelaria

Abertura do Conotel destaca retomada e resiliência da hotelaria

Um setor de criatividade e resiliência. Esta foi a mensagem principal da abertura do Conotel, que este ano contou com uma edição especial digital. A abertura do evento reuniu os anfitriões, Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, Ricardo Romam Jr., presidente da ABIH-SP, Milton Vasconcelos, presidente do Conotel 2020 E A vice-presidente da ABIH Nacional, Érica Drummond, além do presidente da Embratur, Gilson Machado Neto e do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Em sua fala, Gilson Machado Neto falou sobre a importância do setor e sobre o trabalho realizado pela agência na retomada. Gilson destacou as viagens realizadas durante os últimos meses para conscientizar destinos e estruturar a retomada do setor.

“Cada vez mais que viajamos, tiramos qualquer dúvida sobre o potencial turístico que o país tem. Estamos focados em sair deste pífio número de 8% do PIB. O nosso turismo tem que ser equivalente ao agronegócio. Estamos trabalhando para isso. Temos uma hotelaria forte e temos um empresário hoteleiro com muita criatividade, muita capacidade e resiliência. Eu fico muito honrado de estar neste 62º Conotel”, destacou.

Gilson Machado e Marcelo Álvaro participaram da abertura

Gilson Machado e Marcelo Álvaro participaram da abertura

Já Marcelo Álvaro Antônio ressaltou o trabalho realizado durante a pandemia, no desenvolvimento de medidas provisórias, focado no auxílio econômico ao setor. O ministro citou as MPs 936, 948 e 963, esta última que liberou R$ 5 bilhões pra o Fungetur, mas que não conseguiu ser utilizada como fundo garantidor de crédito.

“Confesso que enfrentamos vários problemas. O Fungetur não tem previsão por lei de ser um fundo garantidor. Acreditamos que poderíamos usar parte desta verba como fundo garantidor e isso foi vedado, então tivemos que achar outras formas de fazer este compartilhamento de risco. Na época os 17 credenciados do Fungetur não queriam colocar o produto na prateleira porque o risco de inadimplência era maior. Conseguimos por outra Medida Provisória que o Fungetur pudesse acessar o Pronampe, atendendo as micro e pequenas empresas, e o FGI do BNDES, atendendo às medias e grandes empresas” explicou o ministro

“Para o dinheiro pudesse escoar e chegar na ponta foi uma batalha grande que foi vencida a pouco mais de dez dias. Outra batalha é a capilaridade, fazer com este recurso chegasse na ponta. Conseguimos fazer o credenciamento da Caixa Econômica Federal e também do banco no Nordeste”, completou.

Álvaro Antônio também falou sobre o trabalho de conscientização junto a governadores e prefeitos para uma retomada eficiente e segura, respeitando os protocolos.

MANOEL LINHARES E MILTON VASCONCELOS

Após o Gilson e Marcelo, foi a vez do presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, falar sobre a importância do setor e agradecer a presença de parceiros no evento.

“Estamos com mais de cinco mil participantes e isso mostra a força da hotelaria brasileira”, destacou Linhares. “Estamos fazendo um primeiro evento híbrido para mostrar que a hotelaria está preparada para receber nossos hóspedes. Preparados com esta parceria com o Ministério do turismo, com protocolos para dar segurança do visitante do checkin ao checkout. Estamos em uma crise que nos obrigou a criar novos formatos para estimular essa atividade vital para a economia mundial, que se chama Turismo”, completou.

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Encerrando os pronunciamentos da abertura, Milton Vasconcelos, presidente do Conotel 2020, ressaltou a importância do evento para empresários e toda a cadeia hoteleira. “Talvez não tenhamos ideias da dimensão do quanto trazer este conhecimento faz a diferença na vida de gestores, desde as pequenas pousadas aos grandes empreendimentos. O Conotel traz informações para que toda a cadeia tenha uma decisão mais assertiva” afirmou.

O Conotel conta com um painel nesta quinta-feira (28), com Manoel Linhares e Ricardo Romam Jr., além de Sério Suza, da Resorts Brasil e Orlando Souza do FOHB. Na quinta-feira (29) outro painel contará com as presenças de Chieko Aoki, Patrick mendes, Eduardo Sanovicz, Cleiton Armelin, Alexis Pagliarini e Toni Sando.

Milton Vasconcelos, presidente do Conotel 2020

Milton Vasconcelos, presidente do Conotel 2020

 

Receba nossas newsletters