Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Hotelaria

Cancelamento em hotéis de MG já chega a 70% e compromete até cinco mil empregos

Guilherme Sanson, presidente da Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis de Minas Gerais Abih-MG

Guilherme Sanson, presidente da ABIH-MG

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG) demonstrou preocupação com os impactos severos da pandemia do Covid-19 na rede hoteleira do estado. A Associação já registra o fechamento e a paralisação de hotéis e pousadas em várias cidades mineiras e o desligamento de 30% dos funcionários do setor – uma estimativa de três mil empregos comprometidos e, depois do dia 20 de abril, serão mais cinco mil.

De acordo com o presidente da ABIH-MG, Guilherme Sanson, a hotelaria está isolada pelo governo nesse cenário desolador. O executivo afirma ainda que a pandemia continua gerando impactos diretos em todo setor de Turismo, sendo que, no caso dos hotéis, já foi registrado o cancelamento de mais de 70% das reservas. Para Sanson, o cenário de fechamento e paralisação dos hotéis só pode ser revertido com a tomada de decisões mais rápida do governo, com isenção do IPTU e ICMS e redução do ISS.

Em Belo Horizonte e região, já anunciaram o fechamento das atividades os hotéis Fasano, BHB, Quality Pampulha, Classic, BH Plaza, Bristol Merit, ESuites Lagoa dos Ingleses, San Diego Barro Preto, Intercity BH Expo, Boulevard Express e Boulevard Park. A previsão é que no dia primeiro de abril, mais 20 empreendimentos finalizem suas atividades. Alguns hotéis como o OYO Amazonas Palace e o BH Boutique Hostel vão paralisar as atividades pelos próximos 15 dias.

“Acredito que muitos trabalhadores perderão seus empregos, muitos hotéis estão fechando ou irão fechar com a demora nas definições do governo, ainda que elas sejam difíceis, pois envolvem a parte econômica e financeira. O governo está contando com uma receita que não vai existir e as consequências serão mais trabalhadores afetados, assim como toda a cadeia do Turismo e isso tende a se avolumar cada vez mais”, adverte Sanson.

Além disso, o presidente da ABIH-MG acredita ainda que, no caso desse setor especificamente, que vem sendo mais penalizado, será necessária a suspensão dos contratos de trabalho para dar fôlego ao empresariado. Com isso, os funcionários que forem suspensos ou que tiverem seus direitos trabalhistas revogados neste momento, continuarão com a garantia dos empregos após a pandemia. Sanson destaca que isso impactará diretamente na sustentabilidade, saúde e no planejamento de investidores, hoteleiros e empreendedores.

Receba nossas newsletters