Perto de completar 90 anos de existência, o hotel Copacabana Palace vai entrar em 2013 com uma estrutura remodelada. Durante cinco meses, foram investidos R$ 30 milhões na reforma dos 147 apartamentos e suítes do prédio principal, e no restauro do lobby, para melhorar a qualidade da estadia dos hóspedes. Além disso, o espaço vai também inaugurar duas boutiques femininas, com roupas e acessórios de grifes nacionais e internacionais.
A gerente-geral do hotel, Andréa Natal, destacou a importância das obras no empreendimento. “O Copacabana Palace é um ícone da rede hoteleira do país. A conservação deste patrimônio da cidade é um compromisso da Orient-Express, que, desde 1989, quando assumiu o empreendimento, investe em melhorias”, frisou.
Os apartamentos e suítes ganharam banheiros maiores e mais modernos. Na decoração, o conceito foi o de manter a tradição e mudar o estilo do mobiliário. Os móveis, embora clássicos, estão mais leves e compactos. Novas cortinas e obras nas paredes deixam os ambientes mais arejados e iluminados.
Para ampliar o lobby foram recuados os balcões da recepção e criados dois mezaninos, um de cada lado do saguão. A porta giratória da entrada foi restaurada, bem como as escadarias de mármore e o lustre central, agora envolto em uma tela de aço que lhe confere um toque contemporâneo. Uma das motivações para a reforma desta área foi a de torná-la adaptada a pessoas com deficiências. Até então o hotel, por funcionar em um prédio de 1923, tombado pelo Patrimônio Histórico, não atendia a todas as regras de acessibilidade.
Catarina Lopes