Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

FBHA lança campanha ‘Turismo Inclusivo: Abrace as diferenças’

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) lançou a campanha “Turismo Inclusivo: Abrace as diferenças” para enfatizar a necessidade do país em adaptar os seus destinos para que todos possam ter acesso às atividades do setor.

Turismo Inclusivo - Crédito Comunicação da FBHA

8,4% da população brasileira acima de dois anos possui algum tipo de deficiência

O lançamento também dialoga com o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado na mesma data da ação proposta pela entidade. De acordo com a FBHA, o intuito desta iniciativa é promover o turismo inclusivo, em território nacional, para facilitar o acesso de pessoas com qualquer tipo de deficiência ou necessidades especiais. Desta forma, é possível que todo indivíduo possa apreciar locais turísticos e gastronômicos no Brasil.

“É inegável que o turismo faz o coração de muitas pessoas bater mais forte. Entretanto, infelizmente, às vezes é esquecido que diferentes pessoas gostam de desfrutar das belezas do nosso setor. Essa situação é comum, especialmente, para quem sofre com alguma deficiência. Nós, do segmento, somos movidos pelo povo e o que nos mantém vivos é o calor humano. Portanto, o objetivo da nossa campanha é fazer com que todos decolem nesse universo tão vasto sem limitações ou empecilhos”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

Sampaio também informa que, por meio da ação, a entidade busca conscientizar os empresários sobre a importância de adaptar os seus estabelecimentos para o recebimento de pessoas com deficiências – sejam elas psicológicas, fisiológicas ou anatômicas. Banheiros adaptáveis, informações em braile, rampas de acesso, elevadores e telefones para deficientes auditivos são algumas das medidas que podem ser implementadas nos negócios, por exemplo.

“Sabemos que muitos destinos possuem restrições e barreiras que impedem a acessibilidade. Por isso, esse debate é de suma importância. Nossa missão é oferecer oportunidades em vez de levantar barreiras. O turismo consegue, sim, ser inclusivo”

De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,4% da população brasileira acima de dois anos possui algum tipo de deficiência. Esse percentual corresponde a 17,3 milhões de cidadãos. As informações foram divulgadas na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada em agosto deste ano.

“Sabemos que muitos destinos possuem restrições e barreiras que impedem a acessibilidade. Por isso, esse debate é de suma importância. Nossa missão é oferecer oportunidades em vez de levantar barreiras. O turismo consegue, sim, ser inclusivo. Especialmente após quase dois anos de pandemia, onde ficamos limitados ao contato com outras pessoas, devemos trazer à tona a importância do acolhimento. Nosso slogan traz esse conceito singular e afetivo: abrace as diferenças”, informa Sampaio.

De forma intimista, a federação apresentará imagens e conceitos que podem inspirar a acessibilidade dos turistas em diferentes regiões do país. Os materiais, desenvolvidos pela equipe de Comunicação da FBHA, serão publicados no Instagram oficial da entidade (@federacaonews)..

Receba nossas newsletters