Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Hotel Nacional (RJ) vai reabrir com bandeira IHG

O Hotel Nacional, localiado na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro

O Hotel Nacional, localiado na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro


Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) confirmou hoje (10/02) a reabertura do Hotel Nacional, em São Conrado (RJ), com a bandeira IHG. Sampaio comemorou o entrave de anos dizendo que este é mais um dos reforços na área hoteleira que a cidade do Rio de Janeiro precisa. Fato que é comprovado com o número de 80% dos hotéis ocupados já no dia 2 de fevereiro, cerca de 15 dias antes do carnaval.

De acordo com a assessoria de comunicação da InterContinental Hotels Group (IHG), a Rede foi contactada pela HN, S.A., a nova empresa proprietária do Hotel Nacional, sobre a possibilidade do hotel receber a bandeira IHG. As discussões da parceria ainda estão em andamento, mas a Rede confirmou que realizará reformas no empreendimento devido aos anos de inoperariedade.

O Hotel Nacional é um dos prédios mais conhecidos da cidade, projetado por Oscar Niemeyer. Fechado há 14 anos estava envolvido num imbróglio judiciário, com uma série de credores reclamando seus direitos. Tinha 510 quartos e um grande centro de convenções e em seu teatro se apresentaram grandes artistas.

De acordo com Sampaio, a crise européia e americana afetou sim o mercado hoteleiro carioca para o Carnaval, mas foi compensada pelos turistas do próprio Brasil. Por isso, acredita que os hotéis de luxo adequaram seus preços para atender o turista nacional, principalmente no Flamengo e Centro que estão praticamente com 100% de ocupação. Ainda segundo o presidente da FBHA, os hotéis de luxo da Zona Sul e Barra ainda não se adequaram completamente e por isso ele acredita que a taxa de ocupação será em torno de 80%. Para os hotéis de preços médios, Sampaio acredita em uma ocupação de 90% a 95%.

Em 2012, o Rio de Janeiro conta com o reforço de um hotel em Copacabana de bandeira Windsor, que era um antigo prédio residencial que a rede Windsor comprou e fez reformas andar por andar para se transformar em um complexo hoteleiro. O prédio fica localizado na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, atrás do hotel Excelsior e contará com 130 apartamentos. Além disso, a rede reabrirá o Hotel Miramar, em dezembro de 2012.

Para 2014, está programada a abertura de dois hotéis Windsor na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, ambos de categoria cinco estrelas. Um será localizado bem ao lado do Windsor Barra, com objetivo de ampliar o número de apartamentos e aproveitar o centro de convenções já existente. Serão 550 quartos. O outro hotel ficará na Avenida Sernambetiba na altura do número 8.000, antes do início da Praia da Reserva, com 450 quartos.

Anabel Moutinho

Receba nossas newsletters