Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Iberostar e IHG fecham aliança envolvendo 70 hotéis e criação de nova marca; entenda

image005

Por meio desta aliança estratégica, até 70 hotéis (24,3 mil quartos) da Iberostar serão adicionados ao sistema IHG sob a marca Iberostar Beachfront Resorts (Divulgação)

O InterContinental Hotels Group e a Iberostar Hotels & Resorts acabam de anunciar um acordo comercial de longo prazo envolvendo resorts e hotéis all-inclusive. Por meio desta aliança estratégica, até 70 hotéis (24,3 mil quartos) da Iberostar serão adicionados ao sistema IHG sob a marca Iberostar Beachfront Resorts, que se tornará a 18ª marca do IHG. Isso aumentará o tamanho do sistema global do IHG em até 3%.

As primeiras propriedades a ingressar no sistema IHG, em dezembro, estão espalhadas por México, República Dominicana, Jamaica, Brasil e Ilhas Canárias (Espanha). Prevê-se que outras propriedades na Espanha e outros destinos de resort populares no sul da Europa e no norte da África se juntem ao sistema IHG ao longo de 2023 e 2024. É bom frisar que a Iberostar manterá 100% de propriedade, preservando sua autonomia e seus valores.

São resorts como Iberostar Grand Paraiso (Riviera Maya, México); Iberostar Selection Hacienda Dominicus (Bayahibe, República Dominicana); Iberostar Grand Rose Hall (Montego Bay, Jamaica); e Iberostar Selection Anthelia (Tenerife, Espanha). Isso se soma às 260 propriedades resort existentes da IHG que abrangem marcas como Six Senses, Regent, InterContinental, Kimpton, Hotel Indigo, Crowne Plaza, Holiday Inn e Holiday Inn Club Vacations.

A IHG tem menos de 20 propriedades resort nos países onde as propriedades Iberostar Beachfront Resorts estão localizadas e, portanto, o acordo aumenta significativamente a pegada da IHG. E a marca Iberostar Beachfront Resorts será incluída em uma nova categoria de Parceiros Exclusivos no portfólio de marcas do IHG, que ficará no mesmo patamar de categorias Suites, Essentials, Premium e Luxury & Lifestyle.

“Iberostar desenvolveu com sucesso uma presença líder em propriedades à beira-mar e com tudo incluído no Caribe, Américas, sul da Europa e norte da África ao longo de muitas décadas, e estamos entusiasmados com as oportunidades de aumentar ainda mais a presença da marca juntos. Este acordo aumenta o sistema do IHG em até 3%, o que ajuda a cumprir nossas ambições”, disse Keith Barr, CEO da IHG Hotels & Resorts.

O portfólio de propriedades Iberostar, por sua vez, terá acesso à plataforma empresarial do IHG, incluindo canais de distribuição e o programa de fidelidade IHG One Rewards, com mais de 100 milhões de membros. Já o IHG aumentará o conhecimento de suas marcas atuais com um novo conjunto de viajantes e atenderá a um desejo claro de hóspedes e membros de fidelidade por mais destinos de resort e a opção de estadias all-inclusive.

“Esta aliança estratégica permitirá que o Iberostar Beachfront Resorts se beneficie da tecnologia líder do setor, habilidades profundas e escala global da IHG. Manter 100% de propriedade da Iberostar nos permite continuar gerando diferenciação na indústria hoteleira com uma visão de longo prazo para nossos funcionários, clientes, operadoras de turismo, parceiros de distribuição e comunidades locais que nos foram leais durante todos esses anos”, disse Miguel Fluxá, presidente do Grupo Iberostar.

Mais detalhes sobre o acordo e visão geral financeira

O acordo concede ao IHG uma licença para a marca Iberostar Beachfront Resorts. O contrato tem prazo inicial de 30 anos e possibilidade de renovação por prazos adicionais de 20 anos mediante acordo mútuo. Espera-se que o acordo adicione até 24,3 mil quartos em 70 propriedades ao sistema do IHG nos próximos dois anos. Dessas, 27 propriedades (8,2 mil quartos) ainda precisam de aprovações adicionais de terceiros para ingressar no IHG.

O total de até 70 propriedades equivaleria a um crescimento de 2,8% no patrimônio global do IHG de 880,3 mil quartos no início de 2022. Os primeiros quartos devem entrar no sistema do IHG em dezembro deste ano, representando aproximadamente metade dos o total de quartos sujeito ao acordo geral. As 70 propriedades são todas resorts à beira-mar.

Eles excluem as outras operações da Iberostar, como seu portfólio menor de hotéis urbanos, e também excluem os interesses da Iberostar em Cuba. A divisão geográfica aproximada das receitas do portfólio selecionado de 70 hotéis em 2019 foi: México 22%; República Dominicana 13%; Jamaica 8%; Brasil 5%; Espanha 40%; outras localizações da região EMEAA 12%.

Um pipeline de mais seis propriedades do Iberostar Beachfront Resorts, representando aproximadamente 3 mil quartos, também deve ser adicionado ao pipeline do IHG. Esse pipeline aumentará à medida que o IHG e a Iberostar trabalharem juntos para aumentar a presença da marca por meio do acordo comercial de longo prazo.

Receba nossas newsletters