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Hotelaria

Liderado pelo Brasil, Accor movimenta US$ 1 bilhão na América Latina

Jean-Urbain Hubau, diretor administrativo financeiro, Roland de Bonadona, CEO para América Latina e Abel Castro, diretor de desenvolvimento da Accor para América Latina

Jean-Urbain Hubau, diretor administrativo financeiro, Roland de Bonadona, CEO para América Latina e Abel Castro, diretor de desenvolvimento da Accor para América Latina

A América Latina foi responsável por US$ 1,03 bilhão em volume de negócios para a Accor em 2011. O crescimento consolidado ficou  em 27,8%. “Os resultados ficaram acima de nossas expectativas. A taxa de ocupação fechou em 73% e obtivemos um aumento de 20% em revpar. Também verificamos uma elevação nas vendas de diárias via site e GDS. Das 5,5 milhões de diárias comercializadas, mais de 1 milhão foram feitas pela web, o que corresponde a 20% do total movimentado”, anunciou Roland de Bonadona, CEO do grupo Accor para a América Latina, durate anúncio de resultados neste segunda-feira (14/05) em São Paulo.  Para este ano, a estimativa é que as reservas via web subam para 25%. Os associados ao Le Club, programa de fidelidade da rede hoteleira, também contribuiu para esse resultado. Ao todo, 30% das reservas foram feitas pelos 1,2 milhão de membros. “Cerca de 150 mil diárias são comercializadas por mês pelos associados”, completou.

No ano passado, o grupo atingiu a marca de 27 contratos assinados e firmou três grandes negócios para o desenvolvimento dos primeiros 25 Ibis Budget no modelo franquia. O Brasil, segundo Bonadona, vem se tornando um ator cada vez mais forte para Accor no mundo. Desses 1,03 bilhão, Us$ 910 milhões vieram do mercado brasileiro. Esse índice equivale a 90% do total de volume de negócios de 2011. No país, as agências representam 40% das vendas da Accor. “Hoje o Brasil já representa 5% do total de quartos ofertados pela Accor no mundo. Dos 535 mil apartamentos Accor no mundo, 25 mil estão no país. A meta do grupo é crescer em 10% a oferta de quartos no Brasil anualmente, o que significa um total de 4 mil apartamentos”, disse.

Entre as aberturas de hotéis realizadas em 2011 estão o Ibis Santos Clube XV, Ibis Batel (Curitiba), Mercure Santiago, o primeiro Pullman no Brasil – Pullman São Paulo e e o primeiro hotel da marca Ibis em Lima (Peru). Foram abertos 13 novos hotéis na América Latina (2.088 quartos), sendo nove no Brasil (1.366 leitos).”Tivemos um incremento de 88% na operação de unidades nos países hispânicos. Neles, foram inaugurados empreendimentos das marcas Mercure, Novotel e Ibis. Além disso, observamos taxas de ocupação acima de 70%”, destacou Bondona. Os hotéis em Bogotá, por exemplo, acumularam uma taxa de 74%. Já as unidades implantadas em Santiago e Assunção, registraram taxas de 88% e 84%, respectivamente. “Esse resultado foi visto tanto no segmento coporativo como de lazer”, reforçou.

Para 2012, o CEO acredita que o crescimento na região da América Latina deve se manter contínuo, mas em ritmo reduzido. “A situação econômica na China e na Europa cria novos desafios para a Accor, mas acreditamos no potencial de desenvolvimento, especialmente no mercado brasileiro”, ressaltou Bonadona, mencionando que o grupo seguira buscando um crescimento sustentável no país. No Brasil, o PIB deve se estabilizar em 3%. “Estamos investindo mais de R$ 35 milhões na comercialização e no marketing das marcas Ibis, Mercure, Formule 1 e Novotel no Brasil”, salientou. Bonadona confirmou ainda que a partir desse ano, o México volta a contabilizar como operações da Accor para a América Latina.

Leila Melo

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