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Hotelaria

Pesquisa aponta que 44% das vendas de resorts são via agências

Dilson Fonseca, presidente da Resorts Brasil

Dilson Fonseca, presidente da Resorts Brasil


A Resorts Brasil acaba de concluir uma pesquisa sobre os hábitos e perfil dos clientes de resorts no Brasil. O M&E teve acesso com exclusividade aos dados que foram colhidos durante a temporada de verão 2012-2013 por meio de quase 3 mil entrevistas feitas pela  Guest Associados. No que diz respeito a compra, 44% disseram que adquiriram o produto via uma agência de viagens convencional. As OTA’s foram responsáveis por 6% das reservas, enquanto o site dos empreendimentos por 18%. Os outros 32% fizeram a transação via telefone ou e-mail.

Se na hora de comprar os hóspedes preferem a segurança de uma agência de viagens, a busca por informações é diferente. Segundo o estudo, 45% dos entrevistados utiliza a internet para saber mais sobre empreendimento e o destino; as agências vêm logo em seguida com 26%; 16% preferem a indicação de amigos e 8% publicações especializadas. A pesquisa também apontou que 60% dos hóspedes faz uso de redes sociais.

“Fizemos um grande trabalho para capacitar e divulgar os resorts para os agentes de viagens”, justificou o presidente da Resorts Brasil, Dilson Fonseca. “As agências são nossos grandes parceiros e investimos muito para tornar os agentes especialistas na venda de resorts”, complementou.

A decisão de para onde viajar, no entanto, ainda tem como maior impacto na escolha o resort a velha indicação, que foi apontada por 33% dos entrevistados; a internet fica em segundo lugar, com 24%. Fonseca, credita este resultado ao crescimento do público brasileiro nos empreendimentos. Segundo ele, antes da crise na Europa e Estados Unidos, quase metade dos hóspedes era estrangeiro e agora este percentual é quase nulo. “O brasileiro descobriu os resorts. E temos uma parcela da população muito acostumada com a internet”, disse.

Como a maior incidência de resorts no Brasil está na região Nordeste, 47% das entrevistas foram feitas com este público. A maioria dos turistas que procura essa modalidade de hospedagem viaja com crianças; um a cada cinco dos hóspedes entrevistados nunca havia se hospedado antes em um resort; 31% dos entrevistados já estiveram entre 3 e 5 resorts diferentes; 28% deles já estiveram em dois resorts, 21% em mais de cinco resorts e 20% estiveram apenas uma vez em resorts. As regiões Centro Oeste e Nordeste (26% cada) são as que possuem o maior índice de “estreantes” neste tipo de empreendimento.

A maioria (54%) viaja com crianças, e 70% consideram a tarifa “free” para os pequenos um diferencial preponderante na escolha do resort. O sistema all inclusive já é o preferido por 50% dos turistas de resorts. Já 14% dos entrevistados disseram que não programam suas viagens. O índice de turistas sem planejamento é maior na região Centro-Oeste (28%); nas outras regiões, varia de 7% a 9%.

Os principais fatores de motivação para os entrevistados irem a um resort são: praia (16%), localização (12%), indicação de amigos (10%), natureza/ecologia (9%), atividades para crianças (8%), já conhecem a cidade onde está o resort (7% cada), indicação do agente de viagens (6%) e ter várias atividades no mesmo local (5%).

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