Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Turismo em Dados

Receita operacional por quarto já supera números de 2019, diz Resorts Brasil

Com 61.330 avaliações, os quesitos limpeza e serviços em resorts agradaram a 90% dos respondentes

Com 61.330 avaliações, os quesitos limpeza e serviços em resorts agradaram a 90% dos respondentes

A Resorts Brasil lançou “Radar Resorts Brasil”, relatório trimestral que visa fornecer informações relevantes sobre o setor de resorts ao mercado e aos resorts associados. O Radar reúne dados e informações sobre temas como economia, aviação e atualizações sobre a situação da pandemia de COVID-19. Além disso, traz um panorama completo sobre os resorts brasileiros, além de dados sobre a reputação on-line e o desempenho dos empreendimentos por trimestre.

E de acordo com o estudo, o Total Revenue per Occupied Room (TrevPOR – receita total por quarto ocupado) nacional do acumulado de janeiro a setembro atingiu a cifra de R$ 1.408, representando alta de 18% em comparação com o mesmo período de 2019. O montante se refere a receita operacional total por quarto ocupado, que para ser calculada, soma a quantidade de aposentos, alimentos e bebidas (A&B), além de outras receitas operacionais, dividindo-as pelo total de quartos.

Segundo Edman Junior, membro do Comitê de Inteligência de Mercado da Resorts Brasil, o crescimento se dá pela situação de fronteiras ainda fechadas, além da alta do Dólar e do Euro. “A retomada da ocupação nesse 3° trimestre traz de volta a expectativa de um final de ano incrível. Após a segunda onda, a demanda voltou mais forte e disposta a investir mais na experiência completa de viagem, refletindo no TrevPAR e TrevPOR dos resorts”, declara.

A mostra levou em consideração 27 resorts (9.309 quartos) no ano de 2021, 25 resorts (6.915 leitos) representando 2020 e 28 resorts (10.744 acomodações) em 2019. A análise foi feita em parceria com a SRT considerando apenas os empreendimentos filiados à Resorts Brasil. É válido pontuar que os períodos analisados não necessariamente utilizam a mesma amostra de estabelecimentos.

Em oposição ao TrevPOR, o Total Revenue per Available Room (TrevPAR), que mede a receita operacional por quarto disponível, considerando a soma dos aposentos, mais as despesas de alimentação e bebidas (A&B), caiu 5%, saindo de R$ 641 no acumulado de janeiro a setembro de 2019 e atingindo R$ 608 no mesmo período de 2021. A porcentagem total considera a baixa de 2020, que chegou a R$ 448. A taxa de ocupação teve queda de 20%.

Especificamente para resorts de praia, o TrevPAR e o TrevPOR tiveram aumento de +8% e +24% respectivamente. A taxa de ocupação ficou em -13%. Já no quesito resorts no interior, a média do TrevPAR foi de R$ 571 (-14%) e o TrevPOR de R$1.912 (+26%). A ocupação média caiu 32%.

“Investir na qualificação constante da mão de obra, fomentando a cultura do bem receber, poderá colaborar com esta jornada, reforçando o cliente como centro dos negócios”, diz Rodrigo Galvão membro do Comitê de Inteligência de Mercado da Resorts Brasil

Em linhas gerais, o Brasil conta com 120 resorts e 29.657 quartos, dos quais 71 pertencem a categoria praia, com 18.622 dormitórios, e 48 estão alocados no interior, ofertando 10.983 leitos, conforme levantamento da JLL. Do volume identificado, 52% são estabelecimentos independentes e 48% estão filiados a redes.

No ranking de distribuição, a maior concentração de construções está no Nordeste, com total de 59 resorts (15.522 acomodações), seguido pelo Sudeste, com 32 Resorts (7.074 quartos), o Centro-Oeste e seus dez empreendimentos (2.470 vagas), o Sul com 18 estabelecimentos (4.539 quartos) e por último, o Norte, que conta com um resort e 52 acomodações.

“A ideia do Radar Resorts Brasil é fornecer um panorama completo de informações a todos os associados para que cada um possa fazer suas análises e tomadas de decisão. Divulgamos o conteúdo trimestralmente, sempre com dados atualizados para permitir ao nosso associado uma análise profunda sobre o cenário, indispensável para a definição das metas, estratégias de vendas, novos investimentos, melhorias internas e aperfeiçoamento na gestão”, afirma Sérgio Souza, presidente da Resorts Brasil.DISTRIBUIÇÃO POR REGIÃO 1

Neste levantamento foram excluídos os empreendimentos multipropriedade, sendo considerados apenas os resorts com ampla opção de lazer, sejam alocados no litoral ou interior, além da obrigatoriedade de estarem em funcionamento e aceitando reservas. O estudo identificou também que dos sete projetos de futuros resorts a serem inaugurados no Brasil, adicionando 2.405 acomodações, cinco serão abertos em 2022.

As propriedades, serão instaladas no Nordeste (três resorts com 1.096 quartos), Centro-Oeste (um resort com 200 aposentos) e um no Sudeste (com 200 apartamentos) somarão 1.496 acomodações à oferta nacional. Em 2023 e 2024 duas propriedades serão inauguradas, somando 549 quartos.

Reputação e qualificação

Análise de reputação da Resorts Brasil em parceria com ReviewPro

Análise de reputação da Resorts Brasil em parceria com ReviewPro

Muitos fatores podem colaborar para a flutuação de tarifas e ocupação, atualmente a situação biossanitária causada pela pandemia continua sendo uma das barreiras para o setor. No entanto, o avanço na taxa de vacinação da população nacional anima o mercado de forma que já é possível ver o aumento graduação da demanda.

Segundo informações divulgadas no dia 12 de dezembro de 2021, pelo Consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, 65,32% dos brasileiros estão já totalmente vacinados. Dito isso, outro fator de grande relevância para o bom desempenho do resort é sua reputação. A fim de entender a situação imagética das propriedades, a Resorts Brasil em parceria com a ReviewPro analisou o que está sendo dito online.

“Transformar uma hospedagem em experiência, deixou de ser tendência, para se tornar uma realidade. Neste sentido, ainda há oportunidades para incrementar a percepção de valor nos Resorts, haja visto que o preço é o menor dos índices de satisfação por categoria”, pontua Rodrigo Galvão membro do Comitê de Inteligência de Mercado da Resorts Brasil.

O índice, que estuda o período de janeiro a setembro de 2019, 2020 e 2021, abrangendo 48 resorts filiados à organização, constatou neste ano o contentamento de 91% dos respondentes na categoria localização, 90% em limpeza, 90% em serviço, 79% no preço e 87% nos quartos. Foram feitas 61.330 avaliações em 2021, 42.210 em 2020 e 100.548 em 2019.

Receba nossas newsletters