Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Abav agrega novas congêneres; entidades terão Conselho Consultivo

Antonio Azevedo junto aos representantantes da Abav Nacional e entidades, que agora, se tornam associadas congêneres da Abav

Antonio Azevedo junto aos representantantes da Abav Nacional e entidades, que agora, se tornam associadas congêneres da Abav


Foi assinada na manhã desta quinta-feira (05/06), a participação da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Associação Brasileira dos Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta) e Associação ​Brasileira de Turismo Receptivo Internacional (Bito), como associadas congêneres à Abav Nacional, se unindo a Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), congênere desde fevereiro deste ano.

Na ocasião, ainda foi apresentada a criação do Conselho Consultivo da Abav Nacional, composto pelos presidentes das entidades e presidido pelo presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo. “Nos unimos para troca de ideias e conhecimento em busca de uma sinergia para o crescimento do turismo nacional. A criação do conselho permite, ainda, a elaboração de pautas pertinentes a todas as entidades e garante a sinergia das ações de maneira conjunta”, disse Azevedo.

Sob o mote “Unidos somos mais fortes”, as entidades, segundo Azevedo, agora terão maior capacidade de atuação já que os objetivos são comuns. “Vamos oferecer [Abav Nacional] um trabalho em conjunto em defesa do fortalecimento da cadeia produtiva do turismo, além de ampliar o apoio, considerações técnicas e jurídicas sobre temas pertinentes às suas atuações [entidades congêneres]”, comentou.

O conselho será formado por Antonio Azevedo, da Abav Nacional, Carlos Robles (Belta), Marcelo Matera (Aviesp), Salvador Saladino (Bito), Edmar Bull (Abracorp) e Douglas Simões (Abeta).

Participações – Com a assinatura do termo de cooperação e ainda, com a criação do Conselho Consultivo, as entidades passarão a se favorecer, como já acontece com a Aviesp – primeira congênere deste grupo. A associada do interior já detém uma agenda de cursos para o segundo semestre deste ano – em parceria com o Iccabav – a possível participação da Abracorp [quase certa] e de outras entidades na Aviestur 2015. A grande mudança, será a volta da feira para o mês de abril com a mudança para Campinas. “Com certeza com a vinda destas entidades surgirão novas oportunidades para os agentes do interior do Estado de São Paulo”, afirmou o presidente da Aviesp, Marcelo Matera.

Além do intercâmbio de informações, outras garantias já foram anunciadas como a participação das entidades na Expo Internacional de Turismo, que acontece de 24 a 28 de setembro, em São Paulo. A Abracorp terá novamente a Ilha Corporativa com palestras e painéis; a Abeta, este ano terá um espaço de mais de 4 mil m² com experimentação, congresso e comercialização e deverá também participar da Aviestur 2015; a Bito – que há alguns anos participa da Abav – também terá novidades e a Belta que, nesta edição, terá um estande dedicado aos associados, além de participar da Vila do Saber como fez em 2013.

O diretor de Relações Internacionais da Abav, Leonel Rossi, destacou que com a união do trade as entidades não ficam isoladas. Já o vice-presidente de Turismo Especializado da Abav Nacional, Alessandro Macedo, acredita que a união é fundamental para o desenvolvimento do setor. Macedo foi o grande articulador junto as entidades, hoje, congêneres da Abav Nacional.

Luciano Palumbo

Receba nossas newsletters