Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Compras consomem 12,7% dos gastos com viagens domésticas

Os viajantes brasileiros reservam uma parcela significativa do orçamento da viagem para as compras. De acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo, realizada em 2012, a aquisição de produtos no destino turístico consome 12,7% dos gastos reservados ao passeio. Para o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, esse gasto é significativamente maior quando o objetivo principal da viagem é a compra.

O Brasil possui uma série de destinos turísticos em que o consumo de produtos divide espaço com os atrativos de beleza natural, a cultura e a gastronomia da região. São Paulo é um deles. Devido à variedade de produtos, a cidade atende desde quem procura o consumo sofisticado de endereços como a Rua Oscar Freire até quem é atraído pelo comércio popular do Bom Retiro, do Brás e da Rua 25 de Março.

Já a Zona Franca de Manaus, polo comercial da região norte, também atrai turistas de todo o país. São mais de 600 empresas nos segmentos de eletroeletrônico, informática e produção de veículos, que geraram em 2013 cerca de 113 mil empregos diretos e 500 mil indiretos na região. De acordo com a Superintendência da Zona Franca, o Polo Industrial de Manaus gerou receita de R$ 90 bilhões no ano passado.

A rota dos chocolates, em Gramado (RS), seduz adultos e crianças e já se tornou marca registrada do município. Além de fazer compras, os turistas podem conhecer o método de produção do doce em algumas fábricas.​

Caroline Lainara

Receba nossas newsletters