Os viajantes brasileiros reservam uma parcela significativa do orçamento da viagem para as compras. De acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo, realizada em 2012, a aquisição de produtos no destino turístico consome 12,7% dos gastos reservados ao passeio. Para o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, esse gasto é significativamente maior quando o objetivo principal da viagem é a compra.
O Brasil possui uma série de destinos turísticos em que o consumo de produtos divide espaço com os atrativos de beleza natural, a cultura e a gastronomia da região. São Paulo é um deles. Devido à variedade de produtos, a cidade atende desde quem procura o consumo sofisticado de endereços como a Rua Oscar Freire até quem é atraído pelo comércio popular do Bom Retiro, do Brás e da Rua 25 de Março.
Já a Zona Franca de Manaus, polo comercial da região norte, também atrai turistas de todo o país. São mais de 600 empresas nos segmentos de eletroeletrônico, informática e produção de veículos, que geraram em 2013 cerca de 113 mil empregos diretos e 500 mil indiretos na região. De acordo com a Superintendência da Zona Franca, o Polo Industrial de Manaus gerou receita de R$ 90 bilhões no ano passado.
A rota dos chocolates, em Gramado (RS), seduz adultos e crianças e já se tornou marca registrada do município. Além de fazer compras, os turistas podem conhecer o método de produção do doce em algumas fábricas.
Caroline Lainara