Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Fecomércio-RS e CNC reúnem-se para discutir promoção do Turismo

O Conselho de Turismo da Fecomércio-RS, coordenado pelo vice-presidente Manuel Suárez, recebeu o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Alexandre Sampaio. O dirigente falou sobre a promoção do mercado brasileiro de turismo incentivado pela entidade nacional e como a Copa do Mundo no Brasil impactará o setor.

“Queremos implementar políticas exitosas na promoção das rotas brasileiras de turismo, desenvolvendo trabalhos específicos para que este mercado continue aquecido mesmo depois da Copa”, afirmou Sampaio. Uma das metas da CNC para que isso aconteça é integrar o trabalho de entidades do setor de todo o país dentro da Câmara Empresarial do Turismo (CET), órgão consultivo da presidência da CNC, integrado pelas 23 mais representativas organizações desse segmento e que realiza estudos e fornece sugestões para a atuação política da entidade. “Para promover o turismo depois da Copa, temos que saber vender o Brasil para o exterior de modo que quem vier para a competição queira voltar depois e quem viu pela televisão tenha vontade de vir conhecer”, finalizou.

Também participou da reunião o presidente do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), Henry Chmelnitsky, que explicou que o turismo impacta diretamente a atividade econômica do Estado como um todo através de bares, hotéis, restaurantes e comércio no geral. “Buscamos que o Rio Grande do Sul mude rigorosamente de patamar no turismo. Trabalhamos diariamente na preparação da hotelaria e gastronomia para receber visitantes de todo o mundo. A Copa é uma das nossas maiores oportunidades”, afirmou.

A 35 dias da abertura da Copa do Mundo, o presidente do Sindicato da Hotelaria de Porto Alegre (SHPOA), Carlos Henrique Schmidt, afirmou que aproximadamente 100 hotéis atenderão o evento somente na Capital. Destes, todos estão lotados nos dias que ocorrerão jogos. Nos dias entre jogos, a ocupação chega a 70%. A perspectiva, segundo Schmidt, é que mais 100 apartamentos sejam abertos até o início do evento. A reunião foi finalizada com a fala do secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, que apresentou dados do desenvolvimento turístico da cidade.

Na parte da tarde, Alexandre Sampaio, se reuniu com o presidente da Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, para falar da importância da promoção do turismo em todas as regiões. Também participaram da reunião os vice-presidentes Luiz Carlos Bohn e Manuel Suárez, que também é presidente Sindicato Intermunicipal da Hotelaria no Rio Grande do Sul (Sindihotel).

Lia Bianchini

Receba nossas newsletters