Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Ministério do Turismo tem mais de 4 mil alunos certificados no setor

Guia de turismo de Brasília (DF), Eliana Barbosa. (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação MTur)

Guia de turismo de Brasília (DF), Eliana Barbosa. (Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação MTur)

Mais de 4.200 alunos de todo os Brasil concluíram cursos online gratuitos focados no atendimento ao turista e de formação de gestores ofertados pelos canais Brasil Braços Abertos (BBA) e Gestor de Turismo (CGT), do Ministério do Turismo. Esses cursos são destinados para quem está interessado em ingressar na área ou para quem já atua e quer aprimorar seus conhecimentos.

No caso da guia de turismo de Brasília (DF), Eliana Barbosa que concluiu o curso de atendimento ao turista, ainda em fevereiro, diz que já vê resultados positivos no seu dia a dia profissional. “Após a formação, pude ver melhor o lado dos nossos clientes, suas expectativas e frustrações, bem como identificar soluções para melhor atender os diferentes tipos de público e seus diversos interesses e objetivos”.

Já o turismólogo Fábio Grizoto, profissional da cidade de Itu (SP), também aproveitou a oportunidade oferecida pelo Ministério do Turismo para aprimorar conhecimentos na área: “este curso me ajudou a adquirir mais conhecimentos para elaborar novos projetos na área de turismo, como funcionam as licitações e o sistema Siconv”, relatou.

O turismo é uma atividade econômica que movimenta mais de 50 segmentos produtivos impactados direta e indiretamente pelo setor, com forte potencial e capacidade para geração de empregos e renda.

Sobre os cursos

O curso de Atendimento ao Turista, do canal Brasil Braços Abertos (BBA), com público-alvo para maiores de 15 anos, tinha módulos que totalizavam 80 horas-aula de estudo e podia ser acessado por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet. Ao concluir o curso, o próprio aluno emitia o certificado chancelado pelo MTur e IFRJ, sendo válido como curso de extensão.

Já o curso Gestor de Turismo com público-alvo para maiores de 18 anos, preferencialmente gestores públicos e de empreendimentos privados de qualquer atividade relacionada ao setor. O curso de 50 horas foi dividido em 35 unidades e, da mesma forma que o BBA, o aluno podia acessar o conteúdo por meio de qualquer dispositivo conectado à internet valendo como curso profissionalizante.

Receba nossas newsletters