Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Oreni Braga assume Fornatur e diz que Estados devem ser valorizados

Secretários e representantes dos governos estaduais prestigiaram a posse

Secretários e representantes dos governos estaduais prestigiaram a posse

Na abertura do Fórum Nacional de Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo, que acontece durante todo o dia, no hotel Sheraton em Salvador, a presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga assumiu oficialmente, há pouco, a presidência do Fornatur. Sua eleição havia sido homologada no dia 30 de abril   em Brasília. Em seu discurso de posse, a dirigente prometeu fortalecer o Fornatur como entidade para que os Estados possam efetivamente contribuir na construção de uma política de desenvolvimento do setor.

“Estamos tomando posse na Bahia, onde tudo começou e é um dos carros chefe do turismo do país. Além disso, sempre tivemos uma ligação muito forte com a divulgação da Bahia, Rio e Amazonas, o que chamamos de BRA. Ao comentar sobre as prioridades no início desta sua gestão destacou a importância das parcerias.”Vamos fazer do Fornatur um braço forte do MTur, vamos fortalecer o colegiado, pois é aqui que nossos parceiros podem expor suas ideias, suas reivindicações. E tem mais, são os estados que promovem o Brasil no exterior. Então eles têm que estar fortalecidos, nós temos que ajudar a resolver suas fragilidades”.

A presidente abriu a Reunião agradecendo a credibilidade que deram a ela para assumir a presidência do Fornatur e começou seu discurso ressaltando a importância dos números para o setor que a seu ver comprovam a força econômica do turismo, “Posso afirmar que é a partir de números estatísticos comprovados que nós podemos reivindicar mais recursos para o nosso segmento”. Destacou ainda  que o fórum é o lugar que os representantes dos estados têm para colocar suas necessidades e discutir soluções.

Já o anfitrião do evento, o secretário estadual de Turismo da Bahia, Pedro Galvão, destacou que o Fornatur ganha muito em ter como presidente alguém com o conhecimento de Oreni, que integra o Fornatur ha 11 anos.Ele acrescentou que é no Fórum que todas as proposições importantes relacionadas ao turismo, incluindo os recursos financeiros disponibilizados pelo MTur e Embratur, são discutidas e encaminhadas para estes órgãos governamentais liberarem.

Galvão também destacou que nesta 75º reunião, os secretários terão oportunidade de encontrar com o ministro do turismo Vinicius Nobre Lages “e apresentar as demandas dos seus estados”. Entre os itens a serem discutidos na programação ao longo deste dia no Fórum, estão a reavaliação do estatuto social do Fornatur, a verba descentralizada (2014) da Embratur e MTur, bem como a definição de um documento que será apresentado aos candidatos à presidência da república, como plataforma do turismo nacional.

Estão presentes na reunião posse do Fornatur também: Richard Madureira da Silva, secretário de turismo do Amapá; Adriana Arantes Ramos, presidente Adtur Tocantins; Orlando de Souza, da secretaria de Turismo de São Paulo; Silvana Nascimento, sub-secretária de Turismo de Minas Gerais; Diogenes Maria Berger, da secretaria de Turismo do Espírito Santo; Brinda Carvalho, assessora especial da secretaria de Turismo de Goiás; Pedro Galvão, secretário de Turismo da Bahia; Jairo Pradela, secretário de Turismo do Mato Grosso; Luis Nunes, secretário de Turismo do Piauí; Gina Robinson, da secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte; Deise Bezerra, diretora técnica da secretaria de Turismo do Paraná; Eriane Pacheco, chefe de gabinete da secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul; e Frederico Soares Costa, diretor de pesquisas turísticas da secretaria de Turismo de Goiás.

Sinéia Coelho, de Salvador

Receba nossas newsletters