Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

​Iata: número de passageiros viajando em assento premium cresceu

Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), o número de passageiros viajando em assentos premium foi 3,8% maior em setembro deste ano, se comparado ao mesmo mês do ano anterior. Resultado inferior ao de agosto, quando o mercado premium apresentou alta de 8,5% na comparação anual. Os números das viagens de classe econômica foram 5% maiores em setembro, em comparação ao ano anterior, pouco abaixo do resultado anual de agosto de 6,2%.

Nos últimos seis meses, as viagens premium cresceram a uma média anual de 4%. Esta tendência, embora sólida, mostra redução no crescimento em comparação ao período anterior. As viagens premium cresceram a uma taxa anual de 7% durante os seis meses entre o quarto trimestre de 2011 e o primeiro trimestre de 2012. Viagens de classe econômica progrediram de maneira similar, com tendência de crescimento anual de 5% durante o segundo e terceiro trimestre, comparado ao ritmo de 8% dos seis meses anteriores.

O mercado de viagens premium na Europa e em todo Atlântico Norte são as duas principais regiões com crescimento mais lento. De um ano para cá, o número de passageiros premium na Europa cresceu apenas 0,6% após alta de 3,7%, em 2011. No Atlântico Norte durante os últimos meses o crescimento do número de passageiros neste mercado tem desacelerado. Em setembro, o mercado foi apenas 0,8% acima do ano passado. Parte dessa desaceleração seria o ambiente de recessão na Europa, mas também seria resultado das reduções de capacidade das companhias aéreas norte-americanas.

Em contraste, economias emergentes continuam a vivenciar um sólido crescimento econômico e, como resultado, o mercado de viagens aéreas está presenciando expansão. Ao longo do ano, viagens premium na África (Oriente Médio e Europa) e Extremo Oriente tem apresentado um sólido crescimento, e em setembro os mercados expandiram 12,4% e 4,1% se comparado ao ano anterior.

O tráfego premium é grande parte impulsionado por viagens de negócios, cujo ambiente tem enfraquecido por meses seguidos. O crescimento momentâneo do comércio global desacelerou nos últimos meses e em volumes, agosto mostrou virtualmente nenhum aumento em comparação ao ano anterior.

Fernanda Lutfi

Receba nossas newsletters