
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional (Eric Ribeiro)
A Abav Nacional acaba de lançar oficialmente sua Comissão de Receptivos, uma iniciativa pioneira idealizada pela presidente da entidade, Ana Carolina Medeiros. O objetivo é reconhecer o papel estratégico das agências de turismo receptivo e fortalecer sua atuação em todo o território nacional.
“Entendemos que toda viagem programada só é efetivada se a ponta, que, no caso, é o receptivo, fizer o seu papel com profissionalismo. Reconhecemos a importância estratégica desse segmento”, afirma Ana Carolina. “Essa estruturação para a qualificação do trabalho dos agentes de viagens sempre foi um desejo meu para o turismo brasileiro. Agora, vamos oferecer um espaço de escuta, construção e ações concretas para quem entrega o serviço.”
A nova comissão funcionará como um espaço permanente de escuta, articulação e proposição de políticas voltadas ao desenvolvimento do turismo receptivo no Brasil. Reuniões periódicas reunirão representantes técnicos e entidades parceiras, com diálogo direto com a presidência da Abav Nacional.
Além da participação de membros da própria Abav, a comissão conta com a colaboração permanente de três instituições estratégicas: Embratur, Ministério do Turismo e Sebrae. O grupo irá atuar em conjunto na formulação de estratégias que promovam o crescimento e a qualificação do setor.
Integrantes da Comissão de Receptivos da Abav Nacional:
Ney Gonçalves – Proprietário da Impacto Ecoturismo em Campo Grande (MS), é biólogo com mais de três décadas de atuação no ecoturismo. Ex-presidente da ABAV-MS, possui larga experiência em turismo sustentável, educação ambiental e é instrutor do Sebrae. Já foi diretor de turismo receptivo da Abav Nacional e atualmente é membro do Conselho de Ética da entidade.
“Com essa comissão, a Abav Nacional visa fortalecer todos os segmentos da atividade turística. Reconhecemos nos agentes receptivos fatores estratégicos para a hospitalidade brasileira, e valorizamos sua expertise e dedicação em experiências únicas para turistas de todo o mundo”, destaca Ana Carolina.