Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Brasil e México chegam a acordo para por fim a exigência de visto

Brasil e México decidiram abrir mão da exigência do visto para viagens de turismo entre os dois países – ou seja, para viagens de menos de 90 dias. A medida será implementada “no mais breve prazo possível”, segundo nota divulgada pelo Itamaraty. A não-exigência do visto para turismo entre os dois países vigorava até 2005, quando foi suspensa. O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, comemorou o acordo entre a diplomacia mexicana e a brasileira. “Nós, latino-americanos, temos traços culturais muito semelhantes, como a paixão pelo futebol e a devoção pela fé”, avalia Dino. “Esses dois traços identitários fazem do mexicano um público potencial para os próximos megaeventos que receberemos, como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a Copa do Mundo, além da Copa das Confederações”.

O México tem a segunda maior população católica do mundo – atrás justamente do Brasil – com, aproximadamente, 74,6 milhões de fiéis. Já a paixão pelo futebol, no país que já sediou duas Copas do Mundo, fez com que os mexicanos tenham sido um dos estrangeiros não-africanos que mais compraram ingressos para a última edição do torneio, na África do Sul, em 2010.“São dois fatores que mostram um potencial muito grande para esse público na Copa do Mundo de 2014 e já este ano pela Copa das Confederações e JMJ, com o fator adicional do evento ser realizado com o primeiro papa latino-americano”, avalia Dino.

Em maio deste ano, a Embratur já tem agendada mais uma edição do Goal to Brasil  na Cidade do México. O evento terá, como destaque desta vez, o Rio de Janeiro – sede da Jornada Mundial da Juventude e cidade que abrigará a final da Copa do Mundo 2014. O Goal to Brasil é direcionado aos operadores do turismo, para levar informações mais precisas sobre diferentes destinos turísticos a profissionais que trabalham diretamente com a venda, no exterior, do produto turístico Brasil. Em mais de 10 edições, o Goal to Brasil já atendeu mais de 2 mil pessoas no exterior, entre operadores do turismo e jornalistas.
Na semana passada, a Embratur já realizou um evento em Expo Mayorista – maior evento de turismo do México, realizado em diversas cidades entre os dias 4 e 15 de março. A Embratur apresentou aos profissionais presentes informações sobre as ferramentas de promoção digital (Trip Planner, Brasil 360º, Youtube, Twitter, Facebook).

Em 2011, o Brasil recebeu cerca de 64,4 mil turistas mexicanos, sendo que a maior parte (56%) viajou a trabalho e 95% deles tem intenção de voltar ao Brasil. Dino vê nesses dados uma grande potencialidade de crescimento do número de turistas a lazer. “O mexicano já vem ao Brasil a trabalho e aprova o produto que conhece. Quando souber que não precisará mais do visto, fica mais fácil ele planejar uma viagem mais longa com a família, a lazer”, avalia.

 

Receba nossas newsletters