Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Serviços

Carnaval de rua: conheça as principais festas espalhadas pelo Brasil em 2020

Por Janaina Brito e Giulia Bottini

Uma das maiores populares celebrações nacionais, o Carnaval de 2020 terá diversas novidades nas principais capitais do Brasil

Uma das celebrações mais populares do País, o Carnaval de 2020 terá diversas novidades nas principais capitais do Brasil

Um dos períodos de comemorações favoritos dos brasileiros é o tradicional feriado de Carnaval, quando ocorrem os icônicos desfiles de escolas de samba e cortejos populares que mobilizam toda a nação brasileira em clima da maior festa do país. Nos últimos anos, as festividades saíram dos sambódromos e se espalharam também pelas ruas do País, atraindo milhares de foliões fantasiados que “pulam carnaval” ao som de diferentes ritmos musicais.

A cada ano que passa, os blocos de rua tomam proporções ainda maiores e atingem diferentes públicos durante todo o mês de fevereiro e até mesmo nos meses de janeiro e março. Neste ano, por exemplo, o feriado de Carnaval acontecerá oficialmente na terça-feira, dia 25 de fevereiro. Mas já a partir do próximo domingo (12), será possível iniciar as comemorações carnavalescas. Conhecido como o período pré-Carnaval, os meses de janeiro e de fevereiro contam com inúmeros blocos de rua espalhados por todo o Brasil.

Diversas cidades brasileiras serão contempladas com mais de um mês de festas este ano. O Rio de Janeiro, por exemplo, terá mais de 50 dias de cortejos populares, com a expectativa de atrair milhões de foliões já a partir deste fim de semana. As principais cidades conhecidas pelos seus blocos de rua, como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Recife, também estenderão as comemorações em 2020.

A previsão para este ano é que os números destas festas de rua cresçam, estimulando ainda mais o setor turístico de diversos destinos nacionais. Confira abaixo alguns dos principais eventos programados para o Carnaval 2020.

PERNAMBUCO

Bloco Galo da Madrugada percorre as ruas de Recife (Foto: Ministério da Cultura)

Bloco Galo da Madrugada percorre as ruas de Recife (Foto: Ministério da Cultura)

A capital pernambucana, Recife, abriga o maior bloco de Carnaval do mundo, o famoso Galo da Madrugada. Em 2019, a cidade contou com 2,7 mil apresentações nos 45 polos espalhados por toda a cidade. Todo o movimento resultou em uma taxa de ocupação hoteleira de 97%, registrada pela ABIH-PE. Como o desfile acontece sempre no sábado de Carnaval, o bloco não tem nenhum custo de participação. No entanto, as pessoas que preferem fugir das aglomerações e curtir o Carnaval com mais conforto, podem comprar os camarotes que existem no percurso.

Em 2020, o Galo da Madrugada irá homenagear a literatura de cordel e os xilogravuristas nordestinos, trazendo o tema “Xilogravuras no Cordel do Frevo”. A cidade vizinha, Olinda, terra do Frevo e do Maracatu, também contará com diversos bloquinhos, entre eles o “Homem da Meia-Noite”.

Galo da Madrugada – Recife
Onde: Travessa do Forte, Recife – Pernambuco
Quando: 22 de fevereiro, 7h.

Homem da Meia Noite – Olinda
Onde: Ladeiras do Sitío Histórico de Olinda, Olinda – Pernambuco
Quando: 22 de fevereiro, 00h.

SÃO PAULO

image Carnaval de rua: conheça as principais festas espalhadas pelo Brasil em 2020

São Paulo vem ganhando notoriedade e já figura o segundo lugar no ranking de maiores carnavais de rua do país

Em 2019, o Carnaval movimentou R$ 3,2 bilhões no estado de São Paulo, sendo R$ 2,1 bilhões somente na capital, além de gerar inúmeros empregos no setor. Em constante crescimento, São Paulo foi de 491 blocos inscritos no Carnaval de 2018, para 570 em 2019, se consagrando como o segundo maior Carnaval de rua do País. Para 2020, no entanto, a expectativa é ainda mais ousada: SP poderá se tornar o maior carnaval de rua do Brasil.

Ao todo, foram 865 blocos inscritos nos 960 desfiles que tomarão as ruas de diversas regiões da cidade, um crescimento de aproximadamente 51% em comparação ao ano anterior. O Carnaval paulistano acontecerá entre os dias 15 de fevereiro e 1º de março de 2020.

Entre os blocos favoritos dos foliões estão o Casa Comigo (Largo da Batata), Monobloco (Ibirapuera) e Vou de Taxi (Largo da Batata). A novidade deste ano ficará por conta da presença do maior bloco de rua do mundo, segundo o Guiness Book, o tradicional Galo da Madrugada, que irá desfilar pela cidade de São Paulo pela primeira vez. A Oficina da Alegria, em parceria com a Secretaria de Cultura de São Paulo, já confirmou a presença do bloco recifense, que reuniu 2 milhões de pessoas na capital pernambucana em 2019.

O Diário Oficial da cidade de São Paulo já publicou a relação de desfiles e blocos de 2020, que podem ser vistos no link. Alguns dos destaques deste ano podem ser conferidos abaixo:

Bangalafumenga – Pinheiros
Onde: Avenida Brigadeiro Faria Lima
Quando: 15 de fevereiro, 14h

Acadêmicos do Baixo Augusta – Bela Vista
Onde: Rua da Consolação
Quando: 16 de fevereiro, 14h

Ensaio do Monobloco 2.0 – Barra Funda
Onde: Audio Club
Quando: 18 de janeiro, 22h

A programação completa oficial poderá ser vista em breve por meio do site oficial do carnaval de rua de SP.

RIO DE JANEIRO

No Rio, a festa popular terá duração de 50 dias, de acordo com a RioTur

No Rio, a festa popular terá duração de 50 dias, de acordo com a Riotur

Em 2020, o Carnaval do Rio também traz novidades. De acordo com o presidente da Riotur, Marcelo Alves, os cariocas terão 50 dias de festa durante os meses de janeiro, fevereiro e março. A comemoração começa neste domingo (12), com apresentação do Bloco da Favorita no palco do Réveillon de Copacabana e eleição do Rei Momo, Rainha e princesa do carnaval, e se estende até o dia 1º de março.

Com isso, a cidade espera receber ainda mais turistas e superar os números do ano passado, quando o Rio recebeu 1,6 milhão de pessoas durante o período. Em 2020, a previsão é que o Rio receba 20% a mais de turistas, superando a marca de 1,9 milhão de visitantes. Para embalar a festa, a cidade irá abrigar 400 blocos de rua autorizados e 500 desfiles. A prefeitura ainda não disponibilizou a lista oficial com a programação dos blocos, mas é possível ter uma previsão de quando ocorrerá os blocos mais populares, pois raramente mudam de data ou endereço.

Bloco da Favorita – Copacabana
Onde: Praia de Copacabana (Palco da virada)
Quando:
12 de janeiro, 15h

Amigos da Onça – Flamengo
Onde: Praia do Flamengo (Posto 3)
Quando:
22 de fevereiro, 06h

Cordão da Bola Preta – Centro
Onde: Av. Presidente Antonio Carlos em Frente ao Menezes Cortes, Centro
Quando:
22 de fevereiro, 7h

MINAS GERAIS

Bloco do Urso, em Santa Rita do Sapucaí (Foto: Então Toma Produções)

Bloco do Urso, em Santa Rita do Sapucaí (Então Toma Produções)

O estado de Minas é muito conhecido por suas festas carnavalescas. Pelo menos seis cidades do destino são famosas por seus carnavais de rua e megablocos. Um diferencial do Carnaval mineiro são as famosas festas de república, que atraem uma enorme quantidade de estudantes, e as grandes atrações que chegam à cidade.

Entre os destinos mais procurados estão as cidades de Ouro Preto, Santa Rita do Sapucaí e a capital mineira, Belo Horizonte, que anualmente conta com mais de 500 blocos de rua. Confira algumas das festas mais animadas da região:

Carnaval do Mirante com o Dennis – Belo Horizonte
Onde: Rua Gabriela de Melo s/n – Olhos D` Água
Quando: 21 de fevereiro, 20h.

Amor de Carnaval – Belo Horizonte
Onde: Avenida Antônio Abraão Caram, 840
Quando: 11 de janeiro, 20h.

Bloco do Caixão – Ouro Preto
Onde: Praça centro de convenções da UFOP, Ouro Preto – MG
Quando: 22 de fevereiro, 14h.

Bloco Cabrobró – Ouro Preto
Onde: Rua Diogo de Vasconcelos, Ouro Preto – MG
Quando: 23 de fevereiro, 14h.

Bloco do Urso – Santa Rita do Sapucaí
Onde: Rua Dr. José Pinto Vilela, Centro, Santa Rita do Sapucaí – MG
Quando: 02, 03, 04 e 05 de março, 19h

BAHIA

Apresentação do Olodum durante o Carnaval de rua em Salvador (Foto: Roberto Viana)

Apresentação do Olodum durante o Carnaval de rua em Salvador (Roberto Viana)

Salvador tem um dos carnavais mais famosos do Brasil, com festas e atrações para todos os gostos. Diferente das demais cidades do Brasil, a maior parte dos blocos de Salvador são pagos e comercializam abadás, no entanto, a cidade ainda oferece algumas opções de blocos sem corda, que são gratuitos e fazem parte do “Carnaval Pipoca”.

Os principais circuitos do Carnaval de Salvador são o Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra-Ondina). O Circuito Osmar, chamado também de Campo Grande, é o mais tradicional do Carnaval de Salvador e tem um percurso de aproximadamente 4 km e cinco horas de duração. Já o circuito Dodô/Barra Ondina dura aproximadamente cinco horas e conta com os grandes camarotes do Carnaval e famosas atrações como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Chiclete com Banana e outros.

Olodum 40 anos
Onde: Campo Grande
Quando: 11 de janeiro, 18h30.

Baile da Santinha
Onde: Wet’n Wild Eventos
Quando: 10 de janeiro, 21h.

Bloco Crocodilo
Onde: Barra-Ondina
Quando: 23 e 24 de fevereiro

Bloco Coruja
Onde: Barra-Ondina
Quando: 22, 23 e 24 de fevereiro

Bloco Camaleão
Onde: Barra-Ondina
Quando: 23, 24 e 25 de fevereiro

Receba nossas newsletters