Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

CNC: confiança do comerciante cai pela primeira vez desde junho

comercio shopping serviços Rogério Cassimiro - MTUR

redução do índice ocorreu depois de ter acumulado, desde junho, uma expansão de 30,7% (Rogério Cassimiro/MTur)

Após três altas expressivas, a confiança do comerciante brasileiro diminuiu em setembro. É o que aponta o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a pesquisa, a leve queda de 0,4% registrada no mês fez com que o indicador batesse 119,3 pontos, mantendo-se na zona de satisfação, acima dos 100 pontos, pela terceira vez consecutiva no ano.

A redução do índice ocorreu depois de ter acumulado, desde junho, uma expansão de 30,7%. Na comparação com igual período do ano anterior, o Icec contou com um aumento de 30,2%, apresentando um padrão de confiança acima do de 2020, primeiro ano da pandemia.

“A queda da confiança empresarial pode estar associada à pressão sobre os custos advinda da alta dos combustíveis e do aumento da tarifa de energia elétrica, por conta da crise hídrica, além de refletir as expectativas com relação aos efeitos da inflação sobre o consumo”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Receba nossas newsletters