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Institucional / Serviços

Em live, Roy Taylor fala de perspectivas para o Turismo

Roy Taylor, presidente do M&E

Roy Taylor, presidente do M&E

Uma retomada lenta e um retorno ao volume normal somente em 2021. Esta é a perspectiva do presidente do MERCADO & EVENTOS, Roy Taylor, que falou nesta quinta-feira (21) em live realizada pela Panamazonia. Ele foi entrevistado pelo presidente da entidade, Belisário Arce, para falar sobre o tema “O turismo e a retomada da normalidade pós-pandemia”.

Taylor fez um breve histórico sobre o M&E, nascido em 2003, e falou também sobre a Folha do Turismo, projeto anterior e que deu origem o jornal. “Estamos há 20 anos promovendo o Brasil no exterior nas feiras. E depois levando informação ao trade com o M&E. É importante lembrar de que o nosso jornal não tem custo para o agente de viagens. Todas as revistas e jornais que fazemos são distribuídos gratuitamente”, contou.

Arce, por sua vez, explicou como atua a Panamazonia, ONG criada em 2010 com o objetivo de promover a integração regional dos nove estados brasileiros e mais oito países que fazem parte da Amazônia. “Procuramos envolver pessoas que tivessem algum histórico de cooperação com a região em diversas áreas para ajudar no desenvolvimento e integração da Amazônia”, explicou.

Retomada lenta

O presidente do M&E lembrou que o Turismo foi o primeiro a sentir a crise, uma vez que os problemas causados pela pandemia envolvem, principalmente, a mobilidade das pessoas – principal requisito para que uma viagem aconteça. “A retomada será lenta. Não acredito que será, como muitas pessoas acham, rápida. Isso por várias razões. Primeiro, os aviões estão no chão e só voarão a partir da demanda. A segunda é a confiança de viajar. A retomada inicial será nos destinos mais próximos, onde as pessoas possam ir com o seu carro e com a sua família. A medida que forem adquirindo confiança de que não forem se infectar com o vírus, vão voltar a viajar”, afirma.

Belisário Acrce, presidente da Panamazonia

Belisário Acrce, presidente da Panamazonia

Taylor citou uma pesquisa realizada por meio de uma parceria entre o M&E e a Cap Amazon, que mostrou a expectativa dos agentes de viagens. Para a maioria dos profissionais as viagens voltam a acontecer em setembro. Mesmo assim, ele acredita que será em um nível bem menor do que era antes da pandemia. “Será muito difícil ter os patamares que tínhamos antes da pandemia. Pelas notícias que temos, isso não acontecerá tão rápido”, destacou.

Como acelerar

Questionado por Arce o que o trade pode fazer para que este processo seja mais rápido, Taylor citou algumas promoções que já estão sendo feitas. Há pacotes e passagens aéreas, segundo ele, sendo vendidos por valores menores do que no ano passado. No entanto, os negócios precisam ser sustentáveis. “Acredito que a partir de janeiro de 2021, especialmente se já houver uma vacina, haverá um retorno. A partir deste ponto as viagens internacionais voltarão a aquecer. Há também o fator câmbio, que até lá deve estar estabilizado”, ressaltou.

Destinos

Por toda a expertise de Taylor, com mais de 20 anos participando de feiras internacionais, Arce questionou como os destinos podem ou devem voltar a se promover. Ele acredita que entre junho e julho, especialmente os estados, voltarão a disputar a atenção e preferência dos viajantes. “Acho que vai haver um incremento em publicidade no pós-pandemia por conta disso. Isso porque os destinos querem puxar o fluxo para ele”, afirmou Taylor, lembrando que isso só será possível após a abertura. “Neste momento está tudo parado. Todos estão esperando um pouco mais para tomarem as decisões”, complementou.

Mais especificamente sobre a região amazônica, Taylor enxerga ainda uma vantagem em relação ao Turismo. Para ele, por se tratarem de destinos que focam basicamente a natureza, levarão vantagem. “São lugares abertos e não há aglomerações. Mas será necessário se promover”, reiterou.

Mensagem otimista

Por fim, Roy Taylor não deixou de passar uma mensagem positiva e utilizou o exemplo do próprio M&E. “Seguimos firmes. Estamos lutando e caminhando, mesmo com a paralisação das verbas publicitárias. Não desistam, conversem com os seus clientes. Toquem em frente porque vai passar”, finalizou.

Veja abaixo o vídeo completo:

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