Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Serviços

Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes destaca mudanças no Turismo

Por Roberto Maia

3º Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes será realizado no Tênis Clube Paulista, em São Paulo (divulgação)

3º Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes será realizado no Tênis Clube Paulista, em São Paulo (Divulgação)

Longe das aglomerações em pontos turísticos badalados, viajar ganhou novos conceitos e é para abordar esse e diversos outros temas que o 3º Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes está de volta. O evento será realizado nos dias 19 e 20 de março, em São Paulo. Também em comemoração ao Mês da Mulher, serão debatidos temas que vão desde as dificuldades vividas atualmente pelos profissionais do turismo até histórias de mulheres que fazem da viagem uma ferramenta de empoderamento.

Durante o Encontro, 20 mulheres viajantes brasileiras abordarão diversos temas, muitos deles acompanhando o novo jeito de viajar, tendências como motorhome, viagens ao ar livre (bicicleta, moto, veleiros), nomadismo, período sabático, estadias de longo prazo, voluntariado, entre outros.

O público terá acesso a diversas dicas de como fazer da viagem um negócio, de que forma aconteceu o apagamento da história da cultura negra em destinos turísticos, as dificuldades e adaptabilidade para pessoas com deficiência e inseguranças e medos enfrentados por mulheres que viajam sozinhas, entre outros.

“Se nos anos anteriores o nosso papel foi empoderar e inspirar mulheres, hoje o objetivo vai além, queremos informar e contribuir para a retomada segura deste setor que só no Brasil chegou a gerar cerca um milhão de desempregos diretos e indiretos e um impacto mundial sem precedentes recentes”, explica a turismóloga e jornalista Gilsimara Caresia, idealizadora do evento.

Segundo cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as perdas financeiras no setor giram na casa dos R$ 473,7 bilhões durante os últimos 2 anos só no Brasil.

Dados revelam, ainda, o aumento de problemas relacionados à saúde mental causados pelo isolamento. Viajar pode ser visto como uma ferramenta de resgate dessa pessoa e, por essa razão, o tema estará presente em debates conduzidos por duas palestrantes, que além de viajantes são também psicólogas.

“Em um momento que o planeta ainda vive envolto às interrogações trazidas pela pandemia, o 3º Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes quer mostrar a importância do setor, que apesar de ter sido atingido duramente pela crise global, mantém sua relevância seja como lazer ou gerador de renda”, conclui Gilsimara.

Serviço
3º Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes

Dias: 19 e 20 de março
Horário: das 9h às 18h.
Local: Tênis Clube Paulista
Endereço: Rua Gualaxo, 285 – São Paulo, (SP) – próximo das estações Vergueiro e Paraíso do Metrô
Inscrições e Informações: www.encontromulheresviajantes.com.br

Receba nossas newsletters