Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Endividamento dos brasileiros tem a primeira queda desde maio

Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal

Queda no endividamento das família está ancorada no avanço econômico do País, diz CNC

Caiu o número de brasileiros com dívidas em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal e prestação de carro e de casa neste mês de setembro (-0,3 p.p, com relação a agosto). O índice, que havia alcançado o maior percentual da série histórica no mês passado, chegou a 67,2%, após três altas seguidas. No comparativo anual, o indicador registra aumento de 2,1 pontos percentuais.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a primeira queda no endividamento das famílias desde maio está ancorada no avanço econômico do País.

“Indicadores recentes têm mostrado que a recuperação gradual da economia para os próximos dois trimestres está mais robusta do que as estimativas indicavam”, ressalta Tadros. “Para apoiar a retomada, é importante seguir ampliando o acesso ao crédito com custos mais baixos, mas, principalmente, possibilitar o alongamento de prazos de pagamento das dívidas para mitigar o risco da inadimplência no sistema financeiro”, completou.

Com relação à renda, entre as famílias que recebem até dez salários mínimos, o percentual caiu pela primeira vez desde maio, chegando a 69% do total – após recorde de 69,5%, em agosto. Entre as famílias com renda acima de dez salários, a mesma proporção teve o primeiro aumento desde abril, subindo a 59%. O total de famílias com dívidas ou contas em atraso, por sua vez, também apresentou a primeira redução mensal desde maio, caindo de 26,7%, em agosto, para 26,5%, em setembro.

Receba nossas newsletters