Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Serviços

Flexibilização de vistos para japoneses, canadenses e americanos entra em vigor neste mês

Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas

Emissão de vistos será facilitada. Foto: Carlos Severo/Fotos Públicas

Depois dos australianos, o MTur dá sequência esse mês ao programa de flexibilicação dos vistos. A partir desta quinta-feira (11) será a vez da medida entrar em vigor para os turistas japoneses que desejam visitar o Brasil, seja a negócios ou a lazer. O visto eletrônico para canadenses entra em vigor no dia 18 de janeiro. Segundo levantamento do MTur, 70.103 canadenses vieram ao Brasil em 2016. Já no dia 25 deste mês entra em vigor o programa de flexibilização de vistos para os turistas norte-americanos, que juntamente com a aprovação do Acordo de Céus Abertos, aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados deve incrementar o fluxo de visitantes norte-americanos.

Atualmente pouco mais de 570 mil norte-americanos visitam o Brasil anualmente, o que representa cerca de 1% dos cidadãos daquele país que viajam ao exterior anualmente. Para mudar esse quadro a Embratur e o Ministério do Turismo promovem no dia 24, no Hotel Conrad um evento com a participação do ministro Marx Beltrão para comunicar as vantagens do visto eletrônico, que poderá ser emitido via celular por meio do pagamento de uma taxa no valor de 40 dólares. O evento antecede ao NY Trade Center, evento de turismo, da qual a Embratur estará participando.

O ministro Marx Beltrão destaca as vantagens do nosso sistema de flexibilização dos vistos. “Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), medidas de facilitação de visto, como esta que estamos adotando, podem ampliar em 25% o fluxo de turistas. Com essa decisão o Brasil dá mais um passo para se tornar um dos grandes destinos do turismo internacional.  Como sabemos, o turismo é um setor extremamente estratégico, que movimenta mais de 50 segmentos da economia e já deu mostras em diversas partes do mundo que pode ajudar no desenvolvimento de economias complexas como a brasileira”, afirmou.

O ministro estima que a isenção – antiga demanda de associações de hotéis e agências de turismo brasileiras – pode aumentar em 25% o fluxo de visitantes de cada uma das quatro nações beneficiadas e injetaria R$ 1,4 bilhão na economia nacional em dois anos. O Ministério do Turismo afirma que, no período em que se liberou a exigência de vistos dos quatro países, entre 1º de junho e 18 de setembro de 2016, por ocasião da Olimpíada, o Brasil recebeu 163 mil visitantes americanos, canadenses, japoneses e australianos, que gastaram US$ 167 milhões no país. A emissão do documento será via sistema eletrônico e a concessão do visto deverá sair em, no máximo, 72 horas após a solicitação feita pelo turista.

Receba nossas newsletters