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Gastão abre palestra sobre destinos sustentáveis e inteligentes

Ángel Díaz

Ángel Díaz


O ministro do Turismo, Gastão Vieira, abriu, nesta quinta-feira, dia 27, a palestra “Como criar destinos turísticos sustentáveis e inteligentes”, ministrada pelo espanhol Ángel Díaz, autor do livro Landware e presidente da empresa de consultoria Advanced Leisure Service. O evento aconteceu em Brasília e faz parte das comemorações do Dia Mundial do Turismo. Estiveram presentes na palestra o secretário de turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, e o secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão.

Para Ángel Díaz, a organização dos grandes eventos esportivos será um desafio extraordinário e colocará o Brasil em destaque no mundo. “Os jogos causarão um pico de turistas e, por isso, é preciso trabalhar para que a margem de queda seja controlada e planejada”. É preciso pensar em como transformar as cidades sedes em destino turístico, maximizando o retorno em turismo e o gasto turístico. Com uma visão otimista, o palestrante afirma que o Brasil está entre os mais prováveis de se tornar o mais importante do mundo.

Díaz, que é consultor especializado em gestão turística, focou sua palestra no aproveitamento estratégico das novas tecnologias para criar “destinos inteligentes”. “Estamos numa realidade muito diferente de 15 anos atrás. Assim, as decisões turísticas também devem mudar, devem se atualizar. Há 20 anos falávamos de hotéis de cidade e de férias. Hoje há uma diversidade muito grande de hotéis, como de férias, de cidade, rural, de aventura. Há muitas categorias”, explica.

Ainda de acordo com o palestrante, vivemos mudanças dinâmicas que mudaram os parâmetros. “No turismo, observamos que a internet é o que mais está influenciando. Ela está mudando a nossa pauta de viagem”. Ele lembrou que anos atrás as pessoas buscavam conhecer um destino. “O mais importante era o deslocamento. Viajava mais quem era rico e quem era mais pobre não viajava”.  Ele ressalta que hoje há uma democratização e mudança de perfil.

Sobre a relevante influência da internet na escolha do destino, segundo pesquisa feita na Europa, 85% dos turistas sondam a opinião de amigos e recomendações genéricas na internet. “A importância das agências de viagens está em declínio. Atualmente, a principal fonte de informação são os fóruns e redes sociais”. Sobre este processo, Ángel Díaz observa que o uso da rede não se limita a pesquisa do destino, mas se estende durante a viagem e ao retorno, quando muitas pessoas fazem recomendações e contam a experiência. “Enquanto viajamos, consultamos os lugares que podemos ir, verificamos a previsão do tempo. Depois da viagem, também nos conectamos, colocamos fotos, mensagens e até nos tornamos referências”.

Para ele esta é a mudança mais importante. “Hoje, com o volume das informações online nos tornamos especialistas no que queremos ver. Aumentou a interação com o destino”. Segundo o palestrante, alguns destinos estão trabalho muito bem este serviço, como opinião dos clientes após o seu retorno para casa.

Segundo Díaz, inovação é a palavra mágica do momento. “É preciso muita coragem para se movimentar na direção oposta. Inovar é mudar algo. É a criação e introdução de um produto no mercado. É um invento. Quando inovamos, precisamos fazer com que o mercado aceite nosso produto”. “Precisamos fazer com que o nosso destino turístico seja mais reconhecido”.

Para finalizar, o consultor recomendou uma reflexão, “se estamos vendendo o mesmo que vendíamos há 20 anos, devemos nos reavaliar. Em essência, o que o turista quer mudou muito, inclusive seu comportamento”. O palestrante também observou que somente os destinos que sabem para onde querem ir podem ser competitivos. “Inovar é acabar com os tabus que estão muito presentes no turismo, como o pensamento que nunca foi assim e que nunca será mudado”.

Jussara Santos

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