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Curiosidades / Serviços

Geração Z prioriza compras online em viagens; veja pesquisa

Viajantes - Foto Crédito Shutterstock

Viajantes da Geração Z usam agência de viagens tradicionais para curadoria, mas compram online – Crédito Shutterstock

De acordo com a consultoria em turismo Mapie e seu blog de tendências Disque9, os viajantes da Geração Z ou Geração Gol (nascidos a partir de 2001) usam agência de viagens tradicionais para curadoria, mas compram online.

A Geração Gol é formada por viajantes frequentes a lazer (86,59% viajaram a lazer nos últimos 12 meses) e começam agora a viajar também a trabalho (35,12%). 22,44% viajaram a trabalho e estenderam suas viagens para aproveitar mais do destino (Bleisure).

As viagens são realizadas de 2 a 3 vezes no ano. São viagens curtas, para destinos regionais, principalmente para a praia (42,68%). O principal objetivo é desconectar e relaxar com parceiros e amigos. Ainda gastam menos que as gerações anteriores (R$ 750 comparados com os R$ 3 mil dos millennials), mas já são consumidores de toda a cadeia do turismo, principalmente alimentação (70,73%), meio de hospedagem (60,24%) e transporte próprio (50,49%).

Gastos da Geração Gol da Cadeia do Turismo

Gastos da Geração Gol da Cadeia do Turismo

Viajam para destinos escolhidos e por isso, planejam a viagem com antecedência de 3 meses, buscando os melhores preços e promoções. A Geração Gol utiliza as operadoras e agências de viagens tradicionais como curadoras de viagens (90,09%), mas somente 21,98% compram com elas. Entretanto, a compra online é mais significativa (45,58%).

Os membros da geração Z são autônomos. Além de organizarem a viagem de forma independente, buscam algo mais autêntico e menos associado ao turismo de massa. Consultam de 2 a 4 sites ou aplicativos antes de fazer suas reservas. Entre as buscas estão comparar preços (86,34%), checar comentários e opiniões (62,20%) e procurar ofertas e promoções (57,56%).

Canais de Pesquisa e Compra de Viagens

Canais de Pesquisa e Compra de Viagens

Passagem aérea – Ao comprar uma passagem aérea, buscam o melhor preço (84,51%), facilidade no processo de reserva e compra (69,01%), possibilidade de parcelamento do pagamento (65,26%), qualidade do serviço a bordo (64,79%) e opção de despachar bagagens gratuitamente (63,38%).

Hospedagem – Todas as opções são consideradas, dependendo o estilo da viagem, da companhia e do objetivo. Quando optam por meios de hospedagem alternativos, o fazem buscando a melhor relação custo X benefício (36,34%), porque consideram estas opções como as mais fáceis de reservas e comprar (19,02%) e porque oferecem mais liberdade e privacidade (16,59%).

Escolha de Meios de Hospedagens

Escolha de Meios de Hospedagens

Tecnologia – Como são tecnológicos por natureza, 40,49% utilizam cartão de embarque no celular, 32,68% acessam apps de agências de viagem, 30,73% optam pelo atendimento por aplicativo de mensagens, 60,24% compartilham momentos das viagens nas redes sociais, 64,88% usam Instagram e apenas 20% o Facebook.

“O que vimos é que a Geração Gol gosta de viajar. Por ainda não terem renda suficiente, são cuidadosos nas suas escolhas, planejam com antecedências e buscam melhor preço e promoções. Em relação ao comportamento geral e hábitos de viagens, são bem parecidos com os millennials. Isso significa que veremos cada vez mais modelos diferentes e inteligentes sendo considerados e comprados por esta geração. Tudo é válido”, finaliza Carolina Sass de Haro, sócia diretora da Mapie e pesquisadora líder do projeto.

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