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Serviços

Intenção de consumo das famílias alcançar maior patamar em nove meses

Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal

Apesar do resultado, foi a primeira queda mensal (-0,6%), depois de cinco meses consecutivos de alta (Valter Campanato/Agência Brasil)

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que o indicador de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apurado em fevereiro de 2021 alcançou o patamar de 74,2 pontos, o maior resultado desde maio de 2020 (81,7 pontos), em meio a pandemia. No entanto, foi a primeira queda mensal (-0,6%), depois de cinco meses consecutivos de alta, bem como o pior mês de fevereiro da série histórica, iniciada em janeiro de 2010.

De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, os brasileiros estão mais cautelosos na hora de comprar, especialmente diante das incertezas econômicas. “Mesmo assim, as famílias não têm deixado de consumir enquanto têm sua renda garantida ou complementada com algum subsídio. Mais uma vez, estamos em um momento decisivo, em que os brasileiros olham para o mercado de trabalho e para as ações do governo diariamente antes de tomar as suas decisões”.

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Maioria das famílias (54,9%) acredita também que vai consumir menos nos próximos três meses

Sobre o emprego atual, a maior parte dos entrevistados (32,2%) se sente menos segura, em comparação com o ano passado, uma proporção maior do que em fevereiro de 2020 (19,2%). E mesmo com essas percepções de dificuldade, o nível de consumo atual apresentou o maior crescimento do mês, registrando 3,4%.

A maior parcela das famílias (50,8%) demonstrou ainda uma perspectiva profissional negativa em fevereiro deste ano, enquanto este percentual foi de 40,5%, em fevereiro de 2020, mês anterior à pandemia. A maioria das famílias (54,9%) acredita também que vai consumir menos nos próximos três meses.

 

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