Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Intenção de Consumo das Famílias é a maior desde 2015, diz CNC

Compras Valter Campanato Agência brasil Intenção de Consumo das Famílias é a maior desde 2015, diz CNC

Shopping no centro de Brasília tem movimento intenso no último fim de semana antes do Natal

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aumentou 1,4% no mês de agosto, considerados os efeitos sazonais, e atingiu o maior patamar desde abril de 2015, quando havia alcançado 102,9 pontos. Os resultados apontam um crescimento consistente da intenção de consumo desde janeiro de 2022, quando o índice voltou aos níveis anteriores à pandemia de covid-19, de 99,3 pontos.

Seis dos sete indicadores analisados registraram crescimento no mês, sendo que a satisfação com o nível de consumo atual e o acesso e uso do crédito foram os destaques. “A pesquisa sinaliza uma retomada plena do otimismo das famílias em relação às suas perspectivas de consumo”, afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros. Ele pontua que, ao longo do ano, todos os indicadores da pesquisa vêm demonstrando tendência de recuperação.

Ainda que os índices permaneçam abaixo dos 100 pontos, no quadrante negativo, a satisfação com o emprego atual tem fornecido maior segurança para compras a prazo. Cerca de 42,5% dos entrevistados afirmaram estar mais seguros em seus empregos, em comparação com o mesmo período do ano anterior, a maior porcentagem desde março de 2015.

Receba nossas newsletters